Oktoberfest Compartilhar
TÍTULO

Com quase 690 mil visitantes, Oktoberfest Blumenau reforça título de festa mais segura do Brasil

Integração entre forças de segurança e tecnologia de ponta garantiram tranquilidade durante os 19 dias de festa

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Oktoberfest Blumenau 2025 encerra edição histórica com público recorde e reforço em segurança | Foto: Giovanni Silva/PMB
Oktoberfest Blumenau 2025 encerra edição histórica com público recorde e reforço em segurança | Foto: Giovanni Silva/PMB

A 40ª Oktoberfest Blumenau terminou consolidando seu título de festa mais segura do Brasil. Durante os 19 dias de celebração, o evento recebeu 689.201 visitantes, registrando 81.277 pessoas em um único dia e dois sábados com ingressos esgotados o maior público desde a implantação do sistema de catracas no Parque Vila Germânica.

Além de bater recordes, a maior festa alemã das Américas reafirmou o compromisso com a segurança e o bem-estar dos visitantes, reunindo mais de 3 mil profissionais em diferentes áreas de atuação.

Segurança reforçada e tecnologia de ponta

Nesta edição, o esquema de segurança ganhou reforços expressivos: houve aumento de 40% no número de câmeras, totalizando 415 equipamentos integrados a sistemas de inteligência artificial, reconhecimento facial e monitoramento aéreo por drones.

Também foram instalados 13 totens de emergência em pontos estratégicos do entorno da Vila Germânica, garantindo resposta imediata em situações de risco. Os desfiles na Rua 15 de Novembro também contaram com monitoramento por reconhecimento facial, ampliando a cobertura de vigilância do evento.

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, celebrou os resultados.

“Recebemos quase 690 mil visitantes com segurança, alegria e respeito. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de centenas de profissionais que se dedicam para que cada pessoa tivesse a melhor experiência possível”, destacou.

O presidente da comissão de segurança, Alexandre de Vargas, reforçou a importância da integração das forças de segurança e do uso de tecnologia.

“Mesmo com o grande público, os índices permaneceram baixos, o que reforça a eficiência do modelo adotado e o compromisso das equipes envolvidas”, afirmou.

Estrutura e números da operação

A empresa Minister, em parceria com a Intelbras, foi responsável pela montagem da estrutura tecnológica. O efetivo de segurança contou com 250 profissionais, incluindo 20 operadores da Central de Controle Eletrônico (ECC), que monitoraram as 415 câmeras. Durante o evento, a central registrou 276 ocorrências, sendo a maioria de objetos perdidos ou encontrados.

A Polícia Militar atuou com 430 policiais na festa e 131 nos desfiles, registrando 108 ocorrências, incluindo 19 de posse de drogas, 9 mandados de prisão cumpridos e 4 casos de importunação sexual — sem registro de furto de veículos.
A Polícia Civil contabilizou 90 boletins de ocorrência, com 25 procedimentos policiais e 14 celulares recuperados.
A Polícia Científica registrou 59 atendimentos, e a Polícia Penal, 14 ocorrências relacionadas a monitoramentos e conduções.

O Corpo de Bombeiros Militar também esteve presente desde a organização até o encerramento, com 316 atendimentos dentro da festa a maioria por mal súbito, quedas e embriaguez, sem registro de ocorrências graves.

Ações sociais, saúde e fiscalização

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) realizou 821 buscas ativas, 127 conduções ao Centro POP e 79 acolhimentos. No ambulatório, foram registrados 1.013 atendimentos, com 13 remoções hospitalares.
A Vigilância Sanitária fez 234 inspeções sem casos de contaminação alimentar, e a equipe de Fiscalização de Obras e Posturas efetuou 44 notificações e 4 paralisações.

Inclusão e acessibilidade

A Oktoberfest Blumenau também se destacou pela inclusão. A Central de Libras realizou 101 atendimentos, enquanto 42 visitantes utilizaram audiodescrição.
A Central de Acolhimento registrou 123 atendimentos, e a Jocum, com cerca de 80 voluntários, identificou 23 mil pulseiras e auxiliou 20 crianças e 4 idosos que se perderam.
Foram ainda 120 empréstimos de cadeiras de rodas e 55 viagens com veículo adaptado, reforçando o compromisso do evento com a acessibilidade.

Projeto Oktober Segura e redução de acidentes

Durante os 19 dias de festa, o projeto Oktober Segura, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com a PM, promoveu blitze e ações educativas para reduzir infrações e acidentes.

O número de estacionamentos irregulares caiu 30,8%, os acidentes reduziram 23% e os acidentes com vítimas diminuíram 26,1% em relação ao ano anterior. Foram realizadas 1.000 abordagens com bafômetro e 466 remoções de veículos.

Transporte coletivo e mobilidade

Durante o evento, o transporte coletivo registrou 1.036.338 passageiros, com 604 viagens extras, além de 98 táxis em operação um aumento de 35% nas corridas em comparação a 2024.

Oktoberfest Blumenau: tradição e futuro

A 40ª Oktoberfest Blumenau, realizada de 8 a 26 de outubro de 2025, teve como cerveja oficial a Spaten e contou com o patrocínio de grandes marcas.
A 41ª edição já tem data marcada: de 7 a 25 de outubro de 2026.

A festa que une tradição, segurança e alegria promete escrever novos capítulos na história de Blumenau com o mesmo compromisso de celebrar a cultura alemã com responsabilidade e inovação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.