Especiais Compartilhar
VOCÊ SABIA?

O dia em que um avião presidencial caiu no Oeste de SC; veja imagens

Aeronave presidencial fez pouso forçado em Concórdia em 1954; tripulação saiu ilesa e acidente marca a história da aviação

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Douglas C-47 após o pouso forçado (Foto: divulgação – colorida artificialmente)
Douglas C-47 após o pouso forçado (Foto: divulgação – colorida artificialmente)

No inverno de 12 de julho de 1954, Concórdia, no Oeste Catarinense, viveu um episódio que entraria para sua história. Sob chuva e nevoeiro, um avião Douglas C-47 da Força Aérea Brasileira pertencente ao Esquadrão de Transporte Especial e designado ao transporte de autoridades caiu em área próxima ao local onde hoje está o Santuário Nossa Senhora da Salete.

A aeronave, de matrícula militar 2041, era utilizada para deslocamentos do vice-presidente Café Filho. Naquele dia, a tripulação havia decolado do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu, mas enfrentou problemas mecânicos e condições meteorológicas adversas. Desorientados e sem possibilidade de pouso seguro, os pilotos optaram por um pouso forçado.

O impacto ocorreu por volta das 14h30. Apesar dos danos substanciais, todos os quatro tripulantes saíram ilesos entre eles, o comandante major Ernesto Lebre e o co-piloto major Aroldo Veloso. Na época, boatos chegaram a afirmar que Café Filho estava a bordo e ferido, o que foi rapidamente desmentido pela imprensa.

Sem aeroporto na cidade, a Força Aérea construiu no próprio local um hangar e uma pista improvisada para restaurar a aeronave. Meses depois, o C-47 decolou novamente e voltou ao serviço, transportando figuras como Getúlio Vargas, João Goulart e o príncipe Bernardo dos Países Baixos.

O avião permaneceu em operação até 1973, tendo como última missão registrada o apoio ao COMAR-5 em Natal (RN). Em 1976, foi entregue ao Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG), onde possivelmente foi desativado. Mais de sete décadas depois, o episódio permanece como um dos mais emblemáticos da história aeronáutica de Concórdia.

** Com informações cedidas pelo repórter Lucas Villiger

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.