Tempo de Valor - Invista no que te faz bem Compartilhar
Terceiro episódio

Mais saúde e menos custo: com criatividade é possível variar o cardápio e economizar

Confira uma receita econômica e saborosa para economizar no dia a dia

• Atualizado

Redação

Por Redação

A nutricionista Beatriz Soares Geraldi afirma que além da saúde, cozinhar em casa faz bem para o bolso. Imagem: SCC SBT
A nutricionista Beatriz Soares Geraldi afirma que além da saúde, cozinhar em casa faz bem para o bolso. Imagem: SCC SBT

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador revelou que o custo médio para comer fora de casa, por dia, é de R$ 40,64. Mas se você está entre os brasileiros que quer mudar essa realidade e economizar, temos uma dica: com um pouco de criatividade é possível variar o cardápio e diminuir os gastos. Até quem não gosta muito de cozinhar, ou não entende de alimentos e combinações, pode encontrar alguma opção fácil e rápida.

A chef de cozinha Janaina Peixer é adepta dos pratos saborosos e baratos para incluir no cardápio do dia a dia. E ela traz uma receita de Cassoulet de Frango, que até parece chique e complicada, mas é só o nome. Esse prato uma ótima opção para quem quer sabor e economia, fugindo do tradicional arroz com feijão.

Mais saúde e menor custo com criatividade é possível variar o cardápio e economizar (1)
Chef de cozinha Janaina Peixer conta uma receita que é alternativa ao arroz e feijão: Cassoulet de Frango. Foto: SCC SBT

Confira a receita de Cassoulet de Frango:

Ingredientes:

  • ½ lata de feijão-branco (cozido) cerca de ⅔ de xícara (chá)
  • 1 bife de filé de peito de frango (cerca de 120 g)
  • 1 linguiça toscana fina (cerca de 45 g)
  • ½ talo de salsão (sem as folhas)
  • ½ cenoura
  • ½ cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • ½ colher (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 2 ramos de tomilho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Arroz e farofa para acompanhar

Modo de Preparo:

  1. Corte o bife de frango em cubos de cerca de 3 cm. Fatie a linguiça, na diagonal, em pedaços de 4 cm. Transfira para uma tigela e reserve em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque o salsão, a cenoura e as ervas. Descasque a cenoura. Pique o salsão e a cenoura em cubinhos. Passe o feijão por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
  3. Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, coloque ½ colher (sopa) de azeite e junte as fatias de linguiça. Deixe cozinhar, virando com uma pinça, até que todos os lados dourem por igual. Transfira para um prato.
  4. Na mesma panela junte os cubos de frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar em fogo médio. Com a pinça, vire os cubos para dourar por igual. Transfira para o mesmo prato das linguiças.
  5. Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o louro. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos até a cebola dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.
  6. Acrescente o extrato de tomate, debulhe as folhas de tomilho e misture bem. Regue com o vinho branco, junte a água e mexa, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho – é isso que vai dar sabor ao preparo.
  7. Volte os cubos de frango e os pedaços de linguiça para a panela. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, com a tampa entreaberta.
  8. Em seguida, junte o feijão escorrido. Misture delicadamente e deixe cozinhar, sem a tampa, por mais 5 minutos, para engrossar levemente o caldo.

Confira dicas de quem entende de comida e de alternativas para economizar:

Dicas de economia que vão além da alimentação do dia a dia

Economizar na alimentação é uma ótima opção, principalmente quando falamos no ganho para a saúde, porém o Sicoob tem quatro dicas para organizar a situação financeira de maneira mais ampla, e não chegar ao fim do mês se perguntando: para onde foi o meu dinheiro?

O ponto-chave, de acordo com a cooperativa de crédito, é a adoção de bons hábitos. As ações para economizar dinheiro e conquistar sonhos e planos sempre são bem-vindas e essenciais para a prevenção de incidentes. Então, confira os quatro pontos e veja os resultados no bolso:


1) Registre as despesas
Separe um tempo do seu dia para realizar esses registros da forma mais adequada para sua rotina: em uma planilha no computador, em um aplicativo no celular ou em uma folha na sua agenda. O importante é que seja prático, rápido e organizado.

2) Avalie a necessidade da compra
Antes de adquirir qualquer coisa, pare alguns minutos para avaliar a necessidade do gasto. Caso seja necessário, lembre-se de fazer uma pesquisa para comparar os preços, a qualidade e o custo-benefício antes de finalizar a compra. Com esse hábito, você tem mais tempo para pensar e ainda obtém informações para tomar a melhor decisão.

3) Faça planos para o futuro
A organização das suas finanças provavelmente vai influenciar na realização ou de sonhos e planos para o futuro. Então, analise suas finanças e comece a cortar gastos e economizar. Algumas mudanças, como fazer as refeições em casa ou levar marmita para o trabalho durante a semana, além de cancelar serviços de assinatura pouco usados, ajudarão a reorganizar seu orçamento a fim de separar um dinheiro mensalmente para poupar e investir.

Lembre-se: tão significativo quanto separar um valor, é investi-lo corretamente. Mesmo que seja mais conservador, procure a opção com as melhores taxas e benefícios para o usuário. Se preferir, faça investimentos de baixo risco que, no longo prazo, rendam mais que outros. No Sicoob, por exemplo, o RDC é uma ótima opção.


4) Negligenciar a educação financeira
Apesar de já ter ouvido falar da educação financeira, as pessoas geralmente não a levam a sério ou não a colocam em prática. Mas, se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo.



>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.