‘Incentivo ao basquete’, diz Fábio Deschamps em entrevista exclusiva ao SCC10
Fábio foi recém eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)
• Atualizado

O advogado, servidor das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), presidente da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB) e agora vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), Fábio Deschamps, esteve em nossos estúdios para um bate-papo sobre o esporte e o modo de gestão no âmbito estadual e nacional.
Ao SCC10, Fábio diz que sempre gostou de basquete: “Eu adorava estar ali [no esporte], então comecei a estudar pra trabalhar fora da quadra. Fui convidado na época pra ser representante para fazer estatísticas no Campeonato Nacional, lá nos primórdios da internet. Eu fazia essa estatística em tempo real e aí, assim que terminou esse primeiro campeonato, o presidente da FCB, na época, Seu Oscar, me convidou pra ser representante da federação lá na região de Itajaí.”
Trajetória na FCB
O presidente nos conta que então começou a trabalhar como representante da FCB em Itajaí. Na sequência se tornou ‘Oficial de Mesa’ e foi aprimorando os conhecimentos, com cursos, onde se tornou ‘Conselheito Fiscal’, em seguida ‘Diretor Jurídico’ até chegar na presidência. “Teve uma eleição há seis anos atrás. E aí, eu fui escolhido pelos pelos eleitores, que são os clubes e ligas filiados”, diz Fábio.
Gestão frente à FCB
Reeleito presidente da FCB, Fábio diz que um dos principais feitos na Federação foi o incentivo da prática do basquete em massa. “Nós tivemos muitas partidas em Santa Catarina. Hoje temos o recorde de participações e de equipes nos campeonatos de base. Temos uma rede forte de equipes no sub-17 e sub-15.”
Outros dois projetos também foram iniciados na gestão de Fábio: o Mini Basquete, que incentiva crianças de 6 a 11 anos a jogar basquete (que segundo o presidente, será ampliado para crianças a partir de 3 anos). E também o Instituto Brasileiro de Basquete (IBB), que incentiva as pessoas a trabalhar com basquete, na área de gestão e preparação física, incentivando o surgimento de novos talentos dentro e fora da quadra.
Além dos projetos, a FCB possui parceria com a Trimania que ajuda em vários projetos sociais e esportivos por meio da federação.
Eleição na Confederação Brasileira de Basquete (CBB)
“Como presidente da FCB, vi que eles [CBB] queriam muito resgatar o basquete brasileiro que estava com inúmeras dificuldades, aí coloquei à disposição, ajudamos com o campeonato brasileiro, até que veio o convite para fazer parte da chapa, como vice-presidente do Marcelo Souza (que era diretor Executivo da CBB).”
Uma das primeiras ações da nova gestão da CBB, eleita em março deste ano, é a recuperação financeira da entidade. “Vamos colocar a casa em ordem para que ela volte a crescer. O Brasil tem que ser reconhecido como uma grande potência do basquete mundial. Queremos também incentivar o surgimento de novos treinadores pra que possamos desenvolver cada vez mais o esporte”, disse.
Como recado final, Fábio Deschamps comenta que as pessoas devem buscar saber mais sobre o basquete. Não somente na questão de gestão, mas também como próprios atletas. “A gente lança esse grande desafio, venha pro nosso esporte. Ali você trabalha todos os movimentos corporais, a mente… então é isso que a gente quer! Venha, é um esporte muito saudável, está nas praças e parques do Brasil inteiro.”
Confira o programa do SCC10 com Fábio Deschamps
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO