Estação Pinhão Compartilhar
EDIÇÃO RAÍZES

Secretário de Comunicação de Lages fala sobre emoção e desafios da Festa do Pinhão

Segundo Diogo Schmitz, esta edição tem um significado especial ao homenagear as origens da festa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Secretário de Comunicação de Lages fala sobre emoção e desafios da Festa do Pinhão. – Foto: Reprodução
Secretário de Comunicação de Lages fala sobre emoção e desafios da Festa do Pinhão. – Foto: Reprodução

Em entrevista à Estação Pinhão do SCC SBT, durante o primeiro fim de semana da Festa Nacional do Pinhão em Lages, o secretário de Comunicação Diogo Schmitz destacou a emoção de estar à frente do evento e os desafios de manter viva a tradição que completa 35 anos em 2025.

Festa do Pinhão valoriza a cultura e o sentimento de pertencimento

“Esse novo formato de festa, onde a gente intitulou de raízes, trazendo esse protagonismo para o que, de fato, tem relevância para nós que somos lageanos. É a nossa cultura, é a tradição da Serra Catarinense, é o início da festa, então a gente está aqui no coração, onde tudo começou”, explicou Schmitz, lembrando que esta edição tem um significado especial ao homenagear as origens da festa.

Segundo ele, não foi fácil colocar o evento de pé. “Executar essa festa, conseguir realizar no meio de tantos desafios que apareceram nesse meio do caminho. A gente não podia deixar de passar esse ano sem entregar para a comunidade uma festa desse tamanho e desse nível”, afirmou Diogo.

Natural de Lages, o secretário falou da ligação pessoal com o evento. “Sempre tive um carinho muito grande por ela. Sou lageano nato, cresci frequentando a festa. Coloquei um chapéu, pensei: eu preciso homenagear de alguma forma e transparecer esse sentimento que está pulsando hoje dentro de mim, que é, de fato, o orgulho de ser lageano e de viver essa cultura”, conta Schmitz.

Além de valorizar a história, a edição atual também aposta em um olhar para o futuro.

“Essa é a segunda realeza mirim que a gente tem. A primeira foi em 1998. Isso fomenta para que essa nova geração cresça tendo essa cultura mais perto e esse sentimento de pertencimento, de estar aqui, de participar, de subir ao palco, de estar com as autoridades”, detalha o secretário de comunicação.

Schmitz reforçou que esse trabalho vai além da gestão. É também uma missão de comunicação. “Que reverbere cada vez mais, né? Mas é um desafio, é um desafio”.

Atrações seguem até o dia 22 de junho

A Festa do Pinhão teve início no dia 6 de junho e segue até o dia 22 junho, em Lages. “A gente tem 100% das atrações tradicionalistas, então é valorizando de fato a nossa cultura, essa nossa região serrana… esse frio, esse calor humano, o bem acolher”, convidou o secretário.

A programação completa e a cobertura exclusiva podem ser acompanhadas no portal SCC10 e na programação do SCC SBT.

Confira a entrevista completa com o Secretário de Comunicação de Lages

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.