Como reduzir o risco de câncer de mama? Veja 10 hábitos saudáveis
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registou cerca de 73,6 mil novos casos de câncer de mama
• Atualizado

Hoje é quarta-feira (1º) e o SCC10 está rosa! Não por conta do filme “Meninas Malvadas”, mas por causa da campanha mundial Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Leia Mais
Se você é consciente e descolada, como aquelas alunas da North Shore High School aproveite para se vestir de cuidado com você mesma e com todas as mulheres.
A importância de vestir rosa o ano inteiro
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registou cerca de 73,6 mil novos casos de câncer de mama. Os números alertam para um dado alarmante de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é um dos mais diagnosticados no mundo.
E como prevenir a doença? Além do diagnóstico precoce com exames periódicos, alimentação equilibrada e atividade física podem reduzir em até 28% os riscos de desenvolver a doença, de acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que cerca de 17 % dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados por meio de comportamentos de proteção, como exercer autocuidado e prevenir hábitos nocivos.
E é claro que o Portal da Notícia de Santa Catarina, o SCC10, não poderia ficar de fora desta campanha. Por isso, separamos aqui, 10 dicas de prevenção ao câncer de mama. Bora nessa campanha com a gente?
1 Mantenha peso corporal saudável
A OMS alerta que o excesso de peso, especialmente após a menopausa, é um dos fatores de risco modificáveis mais reconhecidos para o câncer de mama. Faça atividades físicas refeições balanceadas, controle as porções, evite alimentos ultra processados e doce em excesso.
2 – Faça atividades físicas
Não precisa virar atleta. Mas a OMS recomentar caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia. A dança, ou subir escadas e até mesmo brincar com as crianças já faz diferença. O movimento ajuda regular hormônios e reduzir o risco.
3- Reduza o álcool
O Ministério da Saúde alerta que quanto menos bebida alcoólica, menor o risco. Se for beber, que seja de forma consciente e moderada.
4- Durma pelo menos 8 horas por noite
A privação de sono desequilibra hormônios e enfraquece a imunidade. Criar uma rotina de sono pode ser tão importante quanto a academia.
5- Cuide da saúde mental, alivie o estresse
Conforme o Inca, o equilíbrio mental impacta diretamente na saúde do corpo. Procure atividades que promovam bem-estar, como yoga, respiração profunda, meditação ou simplesmente desligar o celular um pouco.
6- Você sabia que amamentar, além de um ato de amor, é também, autocuidado?
A OMS cita que além de fortalecer o bebê, a amamentação é um fator protetor contra o câncer de mama. Se você está nesta fase, curta cada segundo. Essa conexão é para sempre e vai ajudar você e o bebê durante toda a vida. Então, amamente, se puder!
7- Não fume
Dados do Inca mostram que fumar aumenta o risco de vários tipos de câncer, inclusive o de mama. Se você fuma, que tal procurar apoio para largar o vício neste Outubro Rosa? Procure programas públicos que ajudam a largar o cigarro. O SUS e as secretarias de saúde oferecem tratamentos de graça para você abandonar de vez o tabaco.
8- Se toque! Isso pode te salvar
O Inca aponta que o autoexame ajuda a diagnosticar mais rápido o câncer. Então, conheça o seu corpo, olhe, toque e observe suas mamas no dia a dia. Note mudanças no formato, textura ou secreções. Mas atenção, isso não substitui exames, mas ajuda a perceber sinais precoces. Portanto, visite o ginecologista, faça mamografia e ecografia mamária.
9- Mantenha a rotina de exames
O Ministério da Saúde recomenda mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Mas atenção, o SUS alerta que quem tem histórico familiar, especialmente em parente de primeiro grau (mãe, irmã, filha), mulheres que tiveram menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos), menopausa após os 55 anos, gravidez depois dos 30 anos ou mulheres que não tiveram filhos devem conversar com o médico para iniciar antes os exames.
10 – Compartilha essa matéria com outras mulheres
A informação também é uma maneira fundamental de prevenir o câncer de mama, promover saúde e autocuidado. Então, envia esse link para quem você ama e quer cuidar? Cuidado compartilhado vale em dobro!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO