Raio-X da BR-282: DNIT detalha obras, projetos e investimentos em SC
A rodovia que corta o estado de Leste a Oeste é vital para a indústria, o agronegócio e o escoamento da produção catarinense, mas enfrenta gargalos que encarecem custos, aumentam acidentes e reduzem a competitividade. O SCC10 lança uma série especial para mostrar os impactos e as soluções para a BR-282
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Na segunda reportagem da série especial do Raio-X da BR-282, produzida pelo SCC10, a equipe ouviu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que destacou os principais desafios e investimentos para modernizar a rodovia. Entre as prioridades estão a duplicação, a melhoria da segurança e as ações de conservação ao longo do trecho que liga a Grande Florianópolis ao Extremo Oeste catarinense.
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Atualmente, o DNIT possui 13 lotes de projetos de duplicação contratados entre Palhoça e São Miguel do Oeste. O investimento estimado, após a aprovação dos projetos, ultrapassa R$ 3 bilhões.
Contorno de Santo Amaro da Imperatriz
Um dos destaques é o Contorno de Santo Amaro da Imperatriz, em fase final de elaboração. O trecho de aproximadamente 7 km prevê dois túneis, cinco viadutos e uma ponte, criando uma alternativa ao tráfego urbano de Palhoça e Santo Amaro. O investimento nessa etapa é de R$ 6,3 milhões.
Terceiras faixas
Também está em andamento a elaboração de projetos para a implantação de terceiras faixas no trecho entre Águas Mornas e Alfredo Wagner. Serão 80 km de extensão com 17 novos acessos. A ordem de início foi emitida em março de 2025, com prazo de 15 meses para a conclusão dos estudos e investimento de R$ 2,1 milhões.
Vias marginais em Palhoça
Em Palhoça, o anteprojeto das vias marginais da BR-282, entre os km 15 e 18, já foi concluído. O DNIT e a prefeitura discutem a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para avançar na aprovação e, posteriormente, na licitação da obra. A expectativa é de que isso ocorra ainda em 2025.
Viaduto e obras no Oeste
Outro empreendimento é o viaduto de Rancho Queimado, que passa pela revisão das fundações e deve ser concluído até o fim de 2025.
Já em Maravilha, seguem em execução as obras das vias marginais em um trecho de 3,4 km, que incluem uma ponte sobre o Rio Iracema, ciclovia, rótulas alongadas e dispositivos de retorno. O investimento é de R$ 40 milhões, com entrega prevista para junho de 2026.
No Extremo Oeste, o Contorno Viário de São Miguel do Oeste está em fase de contratação do projeto de engenharia. O estudo de viabilidade já foi concluído e o DNIT prepara a licitação.
Conservação da rodovia
Além das obras estruturantes, o Governo Federal destinou R$ 373 milhões para serviços de conservação e recuperação em diversos trechos da BR-282. Segundo o DNIT, 70% da extensão da rodovia já está em boas condições de tráfego, resultado dos investimentos contínuos em manutenção, estudos técnicos e novos projetos.
Com as ações em andamento, a expectativa é de que a BR-282 avance em infraestrutura e segurança, consolidando-se como um dos eixos mais estratégicos para o desenvolvimento de Santa Catarina.
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