Especiais Compartilhar
VIVA A CIDADE!

Blumenau: onde o futuro é construído com cuidado, inovação e educação nota 10

Da inclusão social à revolução tecnológica, a cidade catarinense se consolida como um exemplo de qualidade de vida

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Blumenau: onde o futuro é construído com cuidado, inovação e educação nota 10 | Foto: Reprodução
Blumenau: onde o futuro é construído com cuidado, inovação e educação nota 10 | Foto: Reprodução

Blumenau, no Vale do Itajaí, tem uma característica única: a capacidade de honrar a tradição enquanto inova em todas as frentes.

A cidade, conhecida pela arquitetura europeia e a festiva Oktoberfest, hoje se destaca por um compromisso ainda maior: o de cuidar das pessoas. Esse propósito se reflete em iniciativas que unem o desenvolvimento social, a segurança, a educação e a economia.

Qualidade de vida e inclusão: um olhar para as pessoas

O bem-estar dos blumenauenses é uma prioridade. A cidade investe em programas que garantem que todos tenham o seu lugar, independentemente da idade ou de suas condições. A Pró-Família, por exemplo, oferece capacitação para jovens e oficinas para a terceira idade, provando que o desenvolvimento pessoal é um processo contínuo.

A inclusão é um pilar fundamental. A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto trabalha para assegurar que cada cidadão tenha acesso a oportunidades no mercado de trabalho e no esporte.

“Nós temos a Diretoria do Paradesporto, onde 911 famílias fazendo parte de um projeto com 14 modalidades. Atendemos dos 6 meses aos 74 anos. E temos também a parte da Diretoria de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão, onde nós fazemos articulações com as secretarias de Educação, Saúde e Mobilidade Urbana”, disse a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.

Blumenau: onde o futuro é construído com cuidado, inovação e educação nota 10
Foto: Filipe Andrade/SCC/Reprodução

Além disso, a segurança e o lazer andam juntos: com parques e praças planejados para o convívio, a cidade foi reconhecida em 2024 como a segunda mais segura do Brasil, resultado direto do investimento em tecnologia e modernização da iluminação pública.

“Todas as nossas praças e partes, elas são pensadas para serem acessíveis e inclusivos. São espaços para toda a comunidade. Para pessoas com deficiência, para pessoas idosas, com os equipamentos, as ATIs, as Academias da Terceira Idade, para que todos possam usufruir da melhor maneira dentro da cidade”, disse o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli.

Clube da Matemática

Para muitos, a matemática é um desafio assustador. Mas em Blumenau, essa realidade está mudando graças aos Clubes de Matemática, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Educação. Presente em 35 escolas municipais, o projeto transforma a disciplina em uma experiência divertida e acolhedora, com jogos e atividades lúdicas.

“A falta de interesse pela matemática faz com que os índices diminuam”, afirma a professora Sílvia Bruna Raiol. “Com essa proposta, os estudantes olham para a matemática de forma criativa e prazerosa, e a visão deles muda.”

A confiança dos alunos, como a de Naila Cruz, cresce a cada aula. A estudante venezuelana Izabella de Los Angeles Quintero Liendro também se beneficia do projeto, aprendendo não só sobre números, mas também sobre inclusão e pertencimento. “Eu me sinto muito feliz por participar deste clube, já me sinto uma estudante brasileira”, disse Izabella.

Foto: Filipe Andrade/SCC/Reprodução

O Clube da Matemática funciona no contraturno escolar. Em algumas aulas, os alunos jogam dominó da subtração, em outras, aprendem a multiplicação pintando formas e cores.

“A gente já consegue ir mensurando as notas destes estudantes no decorrer dos testes. A gente consegue ver a melhora deles. No caso das venezuelanas, por exemplo, a gente vê que elas têm se desenvolvido não só na matemática, mas em outras áreas”, disse a diretora Michele Correa Albrecht.

Desenvolvimento econômico e turístico

A cidade está em constante movimento e já é uma potência industrial. Ela se destaca também como um polo de inovação e tecnologia. Com o ambicioso Distrito de Inovação de Blumenau, o primeiro de Santa Catarina, a cidade está investindo R$ 60 milhões para se tornar um epicentro de empreendedorismo e tecnologia.

“A indústria têxtil continua sendo muito importante, assim como a tecnologia da informação que se sobressai com o Parque Tecnológico, também com a saúde e educação. Blumenau se destaca pela diversificação e excelência da qualidade dos seus produtos”, disse Walfredo Balistieri, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo.

“Blumenau possui 2900 empresas de tecnologia com mais de 14 mil empregos diretos na área. A cidade é a única de Santa Catarina que possui uma trilha de aprendizagem totalmente gratuita na área tecnológica”, comenta Adriana Gazaniga, diretora executiva da Blusoft.

Blumenau: onde o futuro é construído com cuidado, inovação e educação nota 10
Foto: SCC/Reprodução

O turismo também se reinventa. Além da icônica Oktoberfest, o calendário de eventos se expandiu, oferecendo atrações durante todo o ano. Sendo a Capital Brasileira da Cerveja, o município reforça sua identidade e fortalece um setor que atrai visitantes de todas as partes.

“Somos consagrados como um destino de turismo de negócios, com as feiras, com as empresas que possuímos na cidade. Recebemos visitantes que fazem negócios o ano inteiro. Mas o lazer também é uma pauta importante como desenvolvimento econômico e geração de emprego. Temos movimento de janeiro a dezembro”, falou Ulysses Kreutzfeld, secretário de Turismo e Lazer.

Considerada, desde 2016, a Capital Brasileira da Cerveja, a cidade investe bastante na bebida que se tornou um dos principais símbolos de Blumenau.

“É importante a gente olhar para toda a cadeia produtiva, com as cervejas nós temos a escola, temos a geração de outros negócios e eventos. O produto é muito ligado à gastronomia, à hospedagem, ao transporte e ao artesanato. Ser capital da cerveja amplifica o desenvolvimento de uma cidade e uma região”, afirmou Valmir Zanetti, representante do setor cervejeiro de Blumenau.

Foto: SCC/Reprodução

Unindo o cuidado com as pessoas, a inovação na educação e a visão de futuro na economia, Blumenau prova que é possível construir uma cidade mais humana e próspera. Uma cidade que evolui sem perder a sua essência.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.