Réveillon de BC terá maior show de drones da América Latina
Serão mais de mil drones, com shows de diversas formas e cores, que devem fazer um espetáculo às 23h50
• Atualizado
O réveillon de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá o maior show de drones da América Latina, segundo a prefeitura. Serão mais de mil drones, com shows de diversas formas e cores, que devem fazer um espetáculo às 23h50.
A ideia é que o show aconteça antes da virada do ano por causa da fumaça dos fogos, que podem comprometer a visibilidade dos drones. Eles devem ser lançados da praia, perto da rua 3.500, com dois espetáculos que, em certa altura, vão acontecer juntos.
Sem custos para o Município, o show poderá ser visto por telões presentes ao longo de toda a Praia Central e em transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da cidade. A Prefeitura está preparando uma plataforma na areia, na altura das ruas 3600 e 3400, para a decolagem e aterrissagem dos drones. O show será apresentado na altura da rua 3300, na Barra Sul. Bem próximo, em um local cercado, estará uma equipe técnica movimentando essas pequenas aeronaves não tripuladas que têm 913 gramas de massa e 442 milímetros de comprimento abertas.
Leia Mais
Segundo a prefeitura de Balneário Camboriú, o espetáculo é um presente do governo da cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e iluminará o céu formando imagens que remetem a Balneário Camboriú e a Abu Dhabi, além de mensagens positivas de Ano-Novo.
Já o show de fogos deve durar cerca de 15 minutos, saindo de oito balsas diferentes. Eles devem formar um coração, uma cascata e prometem um final surpreendendte. Segundo a prefeitura, os fogos que serão utilizados são de maior qualidade, o que faz com que demorem mais para apagar, sejam maiores e também tenho um estampido mais baixo.
Drones particulares não serão autorizados
Em razão da complexidade da operação no dia 31, voos de drones particulares não serão autorizados durante o show. O uso de drone não autorizado poderá prejudicar a apresentação. A fiscalização será de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e quem infringir está sujeito à multa, confiscação do equipamento, responsabilização criminal, proibição de operar drones, entre outras consequências, dependendo do dano causado.
Assista a reportagem:
Relação entre BC e Abu Dhabi
O Jiu-Jítsu, esporte muito popular em Abu Dhabi, uniu as duas cidades. Os eventos internacionais de destaque realizados por Abu Dhabi, como o AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Professional Tour), ocorrido em Balneário Camboriú a partir de 2022, em parceria com a capital dos Emirados Árabes, colocaram a cidade catarinense no radar dessas competições.
Essa conexão resultou em uma aproximação significativa entre as duas, levando a um intercâmbio de informações que evoluiu para agendas oficiais do prefeito Fabrício Oliveira na capital dos Emirados Árabes.
Inclusive, o Centro de Treinamento ADMA (Abu Dhabi Martial Arts Academy), no Bairro Nova Esperança, foi inaugurado em setembro de 2023, com investimentos do governo de Adu Dhabi. Foi a primeira filial no Brasil do centro de treinamento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO