Raio-X descobre autorretrato inédito de Van Gogh; veja
Os especialistas estavam analisando outra tela do pintor quando o encontraram
• Atualizado
Especialistas da Galeria Nacional de Edimburgo, na Escócia, descobriram um autorretrato até então desconhecido de Vincent Van Gogh durante um estudo de raio-X da tela “Retrato de Mulher”, também dele.
De acordo com o anúncio feito nesta quinta-feira (14), a tela foi pintada no verso da outra obra. Acredita-se que a retrato tenha ficado escondido por mais de um século, coberto por camadas de cola e papelão de quando foi emoldurado no início do século 20.
Van Gogh era conhecido por virar telas e pintar do outro lado para economizar dinheiro.
O autorretrato mostra um homem barbudo, com chapéu de abas e um lenço frouxamente amarrado na garganta. O lado direito do rosto está na sombra e a orelha esquerda – que o pintor cortou em 1888 – esta claramente visível, o que leva os especialistas a acreditarem que seja um dos seus primeiros trabalhos.
Frances Fowle, curadora sênior da Galeria Nacional da Escócia, disse que o momento da descoberta foi “emocionante”.
“Momentos como esse são incrivelmente raros”, disse ela. “Descobrimos uma obra desconhecida de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e populares do mundo.”
De acordo com a galeria, os especialistas estão avaliando como remover a cola e o papelão sem prejudicar “Retrato de Mulher”.
Veja o autorretrato:
* Com informações da Associated Press
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO