Primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha é brasileira
Domitila Barros, de 37 anos, é modelo, ativista e mora em Berlim desde 2006
• Atualizado
Natural da Linha do Tiro, na periferia do Recife, a brasileira Domitila Barros, de 37 anos, foi eleita a Miss Alemanha 2022. Em Berlim desde 2006, a modelo é a primeira mulher negra e imigrante a ganhar o concurso no país. A pernambucana, que também é atriz e ativista social, foi coroada no sábado (19), no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.
Ainda adolescente, Barros começou a trabalhar em um projeto social criado pelos seus pais que ensinava crianças da comunidade a ler e escrever, com apoio de aulas de teatro e dança. Por causa disso, foi convidada pela Unesco para um evento nos Estados Unidos e recebeu o prêmio chamado “Millennium Dreamer Award”.
Leia também: “Quero ter mais um”: Léo Santana fala sobre futuro
Graduada em Serviço Social, ela se mudou para a Alemanha em 2006 para cursar um mestrado em ciências políticas e sociais na Universidade Livre de Berlim. Durante o curso, passou a trabalhar também como modelo e atriz. Além disso, Barros também é empreendedora e dona de uma loja on-line que vende produtos sustentáveis feitos por mães solteiras de comunidades brasileiras.
Neste ano, a premiação, que teve seu formato alterado após duras críticas sobre objetificação das mulheres, recebeu 159 candidatas. A partir de 2020, a premissa do Miss Alemanha deixou de ser apenas beleza, para dar lugar à autenticidade, valorização da diversidade e tolerância.
*Com informações da DW
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO