O que esperar de Homem-Aranha Sem Volta para Casa
As especulações não param, e a Marvel sabe como gerenciar suas produções para que uma dê suporte a outra.
• Atualizado
Na sinopse do novo longa do herói, após ter sua identidade revelada pelo vilão Mysterio (Jake Gyllenhaal), Peter vai até o Dr. Estranho, interpretado por Benedict Cumberbatch, e pede que apague a memória de todos que descobriram sua identidade. Entretanto, algumas coisas saem erradas e o feitiço acaba influenciando no multiverso. Com esse descuido na execução de uma magia extremamente poderosa, o Dr. Estranho possibilita a transição de alguns seres entre as realidades paralelas e a de Peter (Tom Holland). Mas, não são quaisquer seres, e sim, os maiores inimigos do homem aranha.
No primeiro trailer, temos a aparição do Duende Verde (Willem Dafoe), Doctor Octopus (Alfred Molina), Homem-Areia, Electro (Jamie Foxx) e Lagarto (Rhys Ifans). O interessante é que os primeiros três vilões são os mesmos enfrentados pelo Homem-Aranha de Tobey Maguire, enquanto os dois últimos pelo de Andrew Garfield.
A primeira impressão é de que o terceiro filme dessa nova franquia do cabeça de teia irá trazer às telas o Sexteto Sinistro, um grupo de supervilões formados por inimigos do Homem-Aranha. Nos quadrinhos, existem diversas versões do grupo, com diferentes membros, geralmente liderados pelo Dr. Octopus. Em algumas versões o herói os enfrenta sozinho, mas também já foi auxiliado por Venom. Por enquanto, apenas cinco inimigos do aracnídeo foram apresentados, o que deixa os fãs com a pulga atrás da orelha sobre qual será o sexto integrante.
A principal teoria é de que, além dos vilões das outras sequências, todos os Homens-Aranha também apareceriam no novo filme. Isso ganhou força com o vazamento de um suposto vídeo de Andrew Garfield no set de filmagens, sobre um conjunto de andaimes, que, algumas semanas depois, estavam no trailer do longa. Obviamente os atores e a produção desmentiram a participação, mas os fãs não engoliram e foram criadas grandes expectativas.
Esse cenário ficou ainda mais instável após o lançamento de Venom 2, em que, em uma cena pós-crédito, Eddie Brock (Tom Hardy) assiste a um noticiário ao lado de Venom. Ao se deparar com uma matéria que falava da revelação da identidade do Homem-Aranha (Tom Holland), o simbionte diz não gostar do herói e percebe-se uma certa inimizade entre os dois. O interessante é que Eddie aparenta não conhecer o garoto, diferente de Venom, deixando no ar um possível encontro entre o simbionte e Peter, sem Brock.
Após os acontecimentos de Venom 2, mais spoilers encheram a internet com novos debates. Dessa vez, uma fotografia reunindo os três Homens-Aranha. Mesmo com a produção negando qualquer veracidade no material, o segundo trailer do filme entregou diversas cenas em uma construção, repleta dos mesmos andaimes dos vazamentos anteriores, em torno da Estátua da Liberdade.
Chegando aos finalmente, uma das versões do último trailer lançado mostra uma “falha” na computação gráfica em uma das cenas de luta entre Peter (Tom Holland) e alguns integrantes do Sexteto Sinistro. Nessa cena, em meio a um conjunto de andaimes, Peter se lança sobre o Electro, o Homem-Areia e o Lagarto. Entretanto, apenas o Homem-Areia encara o herói, enquanto Electro parece postado um pouco longe e com foco em algum outro elemento, assim como o Lagarto. Mais interessante ainda, é que, nesse trailer, o último vilão parece receber um golpe em pleno ar, de um alguém invisível, pois Peter não está perto o bastante para conseguir tocá-lo. Assim, esse “pequeno erro” na edição gráfica do trailer foi usado pelos fãs como a prova de confirmação da aparição dos outros Homens-Aranha no longa.
Vale também uma menção ao trailer de Morbius (Jared Leto), que apresentou referências que brincam bastante a cabeça dos fãs. Em uma delas, o Dr. Morbius passa por uma rua onde está pregado um pôster do Homem-Aranha, mas não o de Tom Holland, e sim o de Tobey Maguire. Em outro momento, vemos um recorte de cena da Oscorp com a mesma logo do filme estrelado da versão de Andrew Garfield. Não somente a Oscorp, mas a menção ao vilão Rhino, também remete ao universo de O Espetacular Homem-Aranha. Por fim, temos uma outra cena com a aparição do Abutre (Michael Keaton), vilão do segundo filme da trilogia de Tom Holland.
As especulações não param, e a Marvel sabe como gerenciar suas produções para que uma dê suporte a outra. É fantástico ver as ligações criadas entre trailers, filmes e séries, para produzir um verdadeiro universo cinematográfico. E, ao mesmo tempo que existem vazamentos, nada é 100% confirmado, e sempre fica aquele 1% de dúvida, levando a curiosidade dos fãs ao limite.
Homem-Aranha Sem Volta para Casa
O sucesso de vendas e as sessões esgotadas pelo mundo todo não são a única prova disso. A confirmação de mais três filmes do herói, ainda interpretados por Tom Holland, elevam a importância dele para o universo Marvel ainda mais. A também confirmação de que Tobey Maguire voltará a interpretar o cabeça de teia nas telonas reaviva ainda mais o sentimento de nostalgia nos corações dos fãs mais antigos. Temos aí mais um indício da aparição de pelo menos mais um Homem-Aranha no longa? Talvez. Acredito que o importante mesmo seja ter seu ingresso em mãos no dia 16 de dezembro, porque após essa data as redes sociais estarão lotadas de spoilers.
Mesmo em uma cena pós-crédito, talvez gravada após as diversas teorias dos fãs, a aparição do trio é quase certa. Dificilmente as duas empresas deixariam passar uma oportunidade de entregar algo a nível da cena do Capitão América em Vingadores: Ultimato, que arrancou gritos de euforia em plena sala de cinema. Ficam aqui também alguns anseios para esse e os próximos filmes do herói: assim como outros fãs, gostaria de ver um desenvolvimento independente do Homem-Aranha, uma vez que desde o primeiro filme, ele se desenvolve à sombra de um mentor, seja ele o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Dr. Estranho.
Depois dessa primeira trilogia, acreditamos que ele possa se desenvolver sozinho; a necessidade de um trauma pessoal, além da revelação da identidade é algo que senti falta até agora neste universo de Tom Holland. A morte de um ente querido ou a transformação de um amigo em inimigo é algo que acredito que falte para o amadurecimento do herói; Um treinamento de combate, talvez com Shang-Chi (Simu Liu), ou com algum outro herói do universo, para que seja introduzido um upgrade que não o tecnológico, atribuindo mais poder físico ao personagem; E por fim, obviamente, desejo a aparição e troca de experiências entre os três Homens-Aranha.
>>> PARA MAIS CONTEÚDO, FIQUE LIGADO EM SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO