Morre o dublador Isaac Bardavid, conhecido por ser a voz de Wolverine
Bardavid estava internado em um hospital de Niterói (RJ) desde 26 de janeiro
• Atualizado
Morreu nesta terça-feira (1), aos 90 anos, o ator, dublador e poeta brasileiro Isaac Bardavid, conhecido por dublar o personagem Wolverine, dos X-Men, e diversos outros dentre filmes, desenhos animados, séries e jogos, além de interpretar papéis como o de Florisval, em Primo Basílio (1988), Nascimento, em O Fantasma da Ópera (1991) e Tarta, em Salve Jorge (2012).
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
A morte foi provocada por problemas respiratórios. Bardavid estava internado desde a última quarta-feira (26) em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em estado grave. Ele deu entrada na unidade de saúde devido a baixa oxigenação no sangue, causada por uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Ao confirmar a morte pelo Facebook, nesta terça, a família do dublador disse que “o quadro hospitalar do Isaac estava ‘ok’, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue”. “O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado. Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz. Ele já se perguntava a algum tempo ‘porque ele ainda estava vivo’, pois nessa pandemia ele recebeu muitas notícias de amigos dubladores morrendo, ele ficava cada vez mais triste e sem entender como pessoas jovens estavam indo tão antes dele. Questionamentos à parte, Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele”, completou.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
No ano passado, ao responder perguntas enviadas por seguidores no Instagram, Bardavid afirmou que, ultimamente, estava trabalhando muito pouco como dublador, por estar isolado por causa da pandemia. Nascido em 13 de fevereiro de 1931, em Niterói, começou a dublar aos 29 anos. Considerava Tigrão, de As Novas Aventuras de Ursinho Poof, como o personagem mais difícil de fazer a voz.
Começou a dublar Wolverine em 1994, em desenho dos X-Men. No ano passado, disse que sentia “muita saudade” de dublá-lo e com certeza daria voz ao personagem novamente em um eventual novo filme. Em 2017, no programa The Noite, do SBT, o ator Hugh Jackman, que interpreta Wolverine nos filmes, e Baldavid se conheceram pessoalmente.
O dublador chegou a lançar ainda um livro Versos Adversos, em 2016, com poemas, sonetos e outros tipos de poesia. Neste mês, sua segunda obra seria finalizada. Bardavid deixa cinco três filhos, cinco netos e uma bisneta.
Veja quando o dublador conheceu Hugh Jackman, ator que interpretou o personagem:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO