Happy Valentine’s Day! Veja por que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil
Data é celebrada na véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, o 'Santo Casamenteiro'
• Atualizado
O Dia dos Namorados (Valentine’s Day) ou Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro nos Estados Unidos e na Europa. Por lá, a data celebra a união de casais e namorados, mas também a afeição entre amigos, com a famosa troca de cartões e de até presentes. Entretanto, no Brasil ele é comemorado somente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, o ‘Santo Casamenteiro’. Mas a história da data brasileira vai além muito além disso.
Dia dos Namorados no Brasil
Em 1949, o publicitário João Dória vislumbrou uma oportunidade comercial para a data. Por isso, ele elaborou um programa comercial e escolheu o dia 12 de junho para a celebração. A campanha deu certo e o país resolveu adotar a data comemorativa, sendo uma das mais lucrativas do Brasil, movimentando vários setores do comércio e serviços.
Origem da data
Existem várias possíveis origens para a data, mas a mais famosa relaciona a comemoração com um festival romano chamado Lupercália, realizado todo o dia 14 de fevereiro. O evento homenageava Juno (deusa da mulher e do casamento) e Pan (deus da natureza), celebrando a fertilidade e o início da primavera.
Dia de São Valentim
Mais tarde, por volta do século V, o Papa Gelásio I substituiu o festival pelo Dia de São Valentim, de acordo com a CNN Brasil.
A origem deste nome pode remontar a um padre chamado São Valentim de Terni, que foi contra as ordens do imperador Gothicus (Marco Aurélio Cláudio), que acreditava que homens solteiros eram melhores soldados, e casou em segredo um casal de jovens amantes.
No entanto, Gothicus descobriu a traição e executou o homem em 14 de fevereiro por volta de 269 DC, segundo relata a lenda.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO