Filmes brasileiros disputam vaga no Oscar 2023; veja quais
Mais de 40 filmes participaram de dois festivais brasileiros, quatro deles concorrem ao Oscar 2023
• Atualizado
Faltam pouco mais de três meses para o Oscar 2023 e produções nacionais desembarcaram na terra do cinema para entrar em campanha pela tão sonhada estatueta dourada. “Marte Um” é a grande aposta do Brasil para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa acompanha os Martins, mostra a vida e a luta diária da família de classe média baixa, sonhos e obrigações, dores e alegrias do cotidiano. A produção foi escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para representar o nosso país.
O elenco principal e o diretor vieram a Los Angeles para a abertura 14º Hollywood Brazilian Film Festival como parte da primeira fase da campanha pelo Oscar para tentar uma vaga entre os pré-selecionados. Desde 1999 o Brasil não aparece na lista desta categoria. O Festival aconteceu em Los Angeles de 15 a 20 de novembro.
“É interessante que no Brasil tivemos muitas reações intensas na estreia, mas aqui nos Estado Unidos também as pessoas se comunicam muito com o filme, choram com emoções muito parecidas por ser uma história universal. Acho que a família Martins consegue desarmar as pessoas, entrar no coração delas. É muito gratificante poder fazer parte de um filme que tem esse tipo de reação”, contou o diretor Gabriel Martins.
SUS no Oscar
Uma produção que mostra a importância do SUS, Sistema Único de Saúde, durante a pandemia também está tentando uma vaga na concorrida lista dos indicados ao Oscar. O filme “Quando Falta o Ar” está inscrito na categoria Melhor Documentário. O longa das irmãs Ana e Helena Petta ganhou o festival brasileiro ‘É Tudo Verdade’.
“Eu acho que a gente fez um filme muito importante para o Brasil, que faz uma homenagem aos trabalhadores da saúde que atuaram durante a pandemia da Covid. É um tema muito importante para o mundo inteiro saber como foi isso no nosso país. Para a gente é uma honra poder fazer essa campanha, espero que muitas pessoas assistam a esse filme e se interessem por esse tema”, disse ao SBT News a médica e diretora Helena Petta.
Curtas
Dois curtas de ficção assinados por diretores brasileiros, que estão na disputa pelo Oscar, também participaram do Hollywood Brazilian Film Festival. “Sideral” é uma coprodução com a França, uma ficção científica que traz a história de uma família durante o lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro.
“O filme “Sideral” estreou em Cannes, em 2021, e depois de um ano a gente está neste processo de campanha pelo Oscar. O filme passou por mais de 120 festivais, ganhou mais de 50 prêmios e um deles foi o prêmio principal de Chicago que garante a possibilidade de concorrer a uma vaga ao Oscar. Agora, começa essa campanha ao Oscar para concretizar uma jornada, é maravilhoso”, falou o diretor Carlos Segundo.
Já “Ousmane” dirigido pelo brasileiro Jorge Camarotti é sobre a luta de imigrantes que sofrem de Alzheimer. O curta é canadense, já que o cineasta mora há 19 anos no país, foi com o olhar de imigrante que ele escreveu essa emocionante história sobre esse grupo invisível para a sociedade. “Estar aqui fazendo uma campanha para o Oscar é uma coisa inimaginável. Mas o interessante nisso tudo é que a gente sempre focou no trabalho. É muito perigoso querer focar somente no sucesso. É um privilégio estar aqui e poder mostrar para as pessoas esse filme”, falou Camarotti.
“Se a gente começar a fazer a indústria de Hollywood entender o nosso valor, vai ser mais fácil para gente trabalhar com eles. Se mostrarmos o nosso melhor no mesmo nível que eles estão acostumados, aqui no Museu da Academia de Artes de Ciências Cinematográficas, isso significa que eles vão entender que existe uma indústria no Brasil e vão ficar curiosos de querer cada vez mais trabalhar com a gente”, contou Talize Sayegh, diretora do Hollywood Brazilian Film Festival.
O curta documental “Sinfonia de um Homem Comum”, dirigido por José Joffily, também tenta um espaço na lista dos 15 pré-selecionados em cada categoria, que deve ser divulgada em 21 de dezembro. Já dia 8 de fevereiro, serão conhecidos os cinco finalistas em cada categoria. O Oscar 2023 acontecem em 27 de março.
Mais Brasileiros em Hollywood
Para os fãs do cinema brasileiro, novembro foi uma festa. Além do HBRFF, aconteceu também o Los Angeles Brazilian Festival. Os dois eventos juntos trouxeram a Hollywood um grande leque das produções nacionais, com cerca de quatro dezenas de títulos, desde filmes infantis, como “Turma da Mônica: Lições”, de Daniel Rezende, até “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, um dos grandes vencedores da mostra competitiva do Labrff junto com “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky.
Eu sou muito fã do Legião Urbana, tenho um projeto de fazer três filmes, sobre três músicas. Fiz “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica” e um terceiro que ainda não estamos divulgando sobre qual música será. É uma felicidade imensa trazer o filme desse nosso poeta para as telas de Hollywood e para o mundo inteiro”, disse ao SBT News René Sampaio, durante as festividades do Labrff.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO