Ziraldo será homenageado com estátua no Rio de Janeiro
O cartunista morreu no último sábado (06)
• Atualizado
O cartunista Ziraldo, que morreu no último sábado (06), ganhará uma estátua na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade. Conforme a assessoria, não há definição se a estátua ficará ao lado da do escritor Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacaba, como pedido da família do cartunista, devido a amizade de ambos.
Além disso, não há prazo para instalação do monumento. “Quero muito que meu pai tenha uma estátua no Rio de Janeiro sentadinho do lado de Drummond [Carlos Drummond de Andrade], porque eles se amavam muito e eram muito amigos”, falou Fabrizia Pinto, filha de Ziraldo.
No velório do cartunista, que aconteceu no domingo (07), no Museu de Arte Moderna (MAM), o prefeito Eduardo Paes adiantou que a estátua seria produzida. Ziraldo nasceu em 1932, na cidade mineira de Caratinga. No local, há uma estátua gigante em homenagem ao Menino Maluquinho.
Leia também:
Morre o escritor e cartunista Ziraldo aos 91 anos
O cartunista e escritor Ziraldo, conhecido pela criação dos personagens de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, morreu na tarde deste sábado (6), no Rio de Janeiro. A família confirmou a morte. O escritor dormia quando faleceu, conforme informações do SBT News.
O artista era desenhista, chargista, caricaturista e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim” nos anos 60, durante a ditadura militar no Brasil.
Ziraldo se consolidou como um dos maiores nomes da literatura infantil
Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). Ele cresceu ao lado de sete irmãos e foi batizado em homenagem aos pais, com a combinação dos nomes da mãe, Zizinha, e do pai, Geraldo.
Já na infância, Ziraldo era um leitor voraz e teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.
A carreira de Ziraldo teve destaque nos anos 50, quando trabalhou na revista “Era uma vez…”. Pouco depois, começou a criar páginas de humor para o “A Folha de Minas”.
No ano de 1957, Ziraldo se formou em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Ele trabalhou nas revistas “A Cigarra” e “O Cruzeiro”. No mesmo ano, se casou com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio.
Com informações de SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO