Quem é Felca? Conheça o influenciador que denuncia a ‘adultização’ nas redes sociais
Felca denunciou a "adultização" de crianças e gerou debate nos últimos dias
• Atualizado

Um vídeo do youtuber e influenciador Felipe Bressanim Pereira, popularmente conhecido como Felca, se tornou viral na Web nos últimos dias. O vídeo que denuncia a “adultização” de crianças gerou debate nos últimos dias. Muitas pessoas começaram a refletir sobre o modo que as crianças são expostas na internet e como isso impacta a vida dos pequenos.
Leia Mais
Mas quem é Felca e o que ele posta?
Felca, nome artístico de Felipe Bressanim Pereira, é um influenciador digital de 27 anos, natural de Londrina (PR) que mora em São Paulo. Com quase cinco milhões de inscritos em seu canal no YouTube e mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais, ele conquistou notoriedade com seu humor ácido e comentários sobre a cultura digital.
Felca se lançou na internet em 2012, com vídeos de gameplay, em que falava sobre jogos eletrônicos. No entanto, alcançou reconhecimento nacional com conteúdos de humor, especialmente a paródia “Testei a base da Virgínia”, que já ultrapassou 19 milhões de visualizações.
Do humor ao ativismo digital
Mais do que entretenimento, Felca se destacou por usar sua voz para debater temas sociais relevantes. Recentemente, ganhou repercussão ao denunciar a prática de “adultização” nas redes sociais, exibindo críticas à exposição de menores e aos conteúdos potencialmente prejudiciais produzidos por influenciadores como Hytalo Santos. Seu vídeo sobre o tema, com quase 50 minutos, acumulou mais de 16 milhões de visualizações em poucos dias .
Além disso, o youtuber abriu processos contra mais de 200 perfis da plataforma X (antigo Twitter) que o difamaram, associando-o a crimes graves. Ele propôs um acordo humanitário: os perfis poderiam evitar a ação judicial mediante doação de R$ 250 reais para instituições de combate à exploração infantil, além de uma retratação pública .
Estilo e engajamento
Felca se diferencia pelo humor afiado, autodepreciativo, e críticas bem-humoradas sobre tendências digitais. As participações do influencer em lives de “NPC”, sigla em inglês para Non-Playable Character (personagem não jogável) no TikTok, que renderam arrecadações de até R$ 31 mil reais, doados integralmente para instituições de caridade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO