Morre Émilie Dequenne, atriz do cultuado filme ‘Rosetta’, aos 43 anos
Artista belga lutava contra tipo raro de câncer desde 2023
• Atualizado
Morreu Émilie Dequenne, atriz belga do cultuado e premiado filme “Rosetta” (1999), aos 43 anos, neste domingo (16), na França.
Leia Mais
Segundo informações da agência francesa AFP, ela faleceu na noite de ontem em um hospital na capital francesa. Em outubro de 2023, ela revelou diagnóstico de um câncer da glândula suprarrenal (ou carcinoma adrenocortical), uma doença rara que afeta as glândulas adrenais, nos rins.
Carreira de Émilie Dequenne
Nascida em 1981, Dequenne alcançou a consagração aos 18 anos, no Festival de Cannes, um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo. Ela viveu a personagem-título em “Rosetta”, drama dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Rosetta, a protagonista, mora em um trailer com a mãe alcoólatra e tenta, desesperadamente, conseguir um emprego para se libertar da situação precária e tensa em que se encontra.
Dequenne venceu o prêmio de melhor atriz em Cannes, honra dividida com a conterrânea Séverine Caneele, de “A Humanidade (1999). E “Rosetta” ainda levou o troféu principal, a Palma de Ouro. Os irmãos Dardenne também faturaram uma segunda Palma em 2005, por “A Criança”.
Luc Dardenne prestou homenagem a Dequenne em entervista à rádio France Info, dizendo que ela era “muito nova, com muitas coisas ainda para realizar”.
“Atuar era a vida dela. Ela era uma atriz que podia fazer muitas coisas e era amada pelas pessoas”, continuou. “Era intuitiva, mas trabalhava bastante, amava trabalhar, recomeçar encontrar algo novo e nós amávamos isso também”, completou.
Dequenne deixa o marido, o ator Michel Ferracci, e uma filha, Milla Savarese, fruto de um relacionamento anterior com o DJ belga Alexandre Savarese.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO