Morre, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso
Nos últimos anos, os traços e cores imortalizadas no papel podiam ser vistas semanalmente durante as entrevistas do "Roda Viva", na TV Cultura
• Atualizado
Morreu, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso, na manhã de sábado (4). O artista estava internado em São Paulo (SP) e a causa da morte ainda não foi informada. Entre os vários trabalhos marcantes, estão as charges e caricaturas feitas no programa “Roda Viva”, da TV Cultura.
Paulo Caruso é irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso. Tendo a política como pauta central de suas obras, Paulo sempre teve predileção pelo desenho, com a verve política sempre em punho, mas chegou a cursar arquitetura na Universidade de São Paulo (USP), entre 1969 e 1976. A arte crítica, porém, ganhou a “batalha” e não exerceu a profissão de arquiteto.
O cartunista passou por publicações como O Pasquim, Veja, Isto É, Época, Folha de S. Paulo, entre outras, ao lado de outros grandes do gênero, como Jaguar, Ziraldo e Millôr Fernandes. Nos últimos anos, os traços e cores imortalizadas no papel podiam ser vistas semanalmente durante as entrevistas do “Roda Viva”, na TV Cultura, abordando a pauta da conversa ou alguma característica do entrevistado.
O velório de Paulo Caruso está marcado para domingo (5), no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, centro da capital paulista. O horário ainda não foi confirmado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do cartunista. Disse que “com seu talento na luta pela democracia e por um país com direito à liberdade de expressão”. Veja a postagem no Twitter:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO