Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, morre aos 80 anos
Vencedora do Miss Universo em 1963, Ieda Vargas marcou a história do país
• Atualizado
Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu nesta segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha, onde vivia há anos. Até o momento, não há informações oficiais sobre velório e sepultamento.
Ieda conquistou o título inédito em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, foi recebida pelo então presidente João Goulart em Brasília e desfilou em carro do Corpo de Bombeiros. Multidões também a receberam em Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal. Na época, tornou-se uma celebridade nacional e, até hoje, é lembrada com reverência no Rio Grande do Sul.
O governador gaúcho Eduardo Leite (PSD) destacou a importância de Ieda. “Levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Também reconhecida entre os ’20 Gaúchos que Marcaram o Século 20′ em votação popular, sua trajetória permanece como referência para várias gerações. Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história”, escreveu em rede social.
Em nota nas redes sociais, a família de Ieda agradeceu o carinho dos admiradores. “Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade recebidas. Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração”.
Com informações de Estadão.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO