“Forte, generosa, luminosa”: artistas prestam homenagem a Preta Gil
Cantora não resistiu às complicações do câncer e morreu neste domingo (20)
• Atualizado
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, após complicações no tratamento contra o câncer. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista ao portal Metrópoles e comoveu o país.
Leia Mais
Preta lutava contra a doença desde 2023 e, segundo a colunista Fábia Oliveira, teve uma piora significativa na última quarta-feira (16), após passar mal durante uma sessão de quimioterapia. Exames apontaram que o câncer havia se espalhado de forma agressiva.
Gilberto Gil, pai de Preta, se pronunciou neste domingo por meio de um comunicado publicado nas redes sociais. No texto, ele pede compreensão neste momento difícil.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família”, diz a mensagem.
A morte da artista provocou uma onda de homenagens nas redes sociais. Amigos próximos, como Luciano Huck, Angélica, Thiaguinho e Bruno Gagliasso, compartilharam mensagens emocionadas.
“Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou”, escreveu Luciano Huck. “Fomos Amigos — com A maiúsculo — por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso era tão amada”.
Angélica também se despediu. “Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira”
O cantor Thiaguinho, que tinha laços afetivos e profissionais com Preta, deixou uma homenagem tocante: “Tô destruído. Um pedaço de mim que se vai. Um pedaço da minha história, mas sua luz vai seguir em mim. Como a luz desse sol que iluminou tantos momentos do nosso amor”
O ator Bruno Gagliasso relembrou momentos marcantes com Preta: “Lembro da primeira vez que ela tocou num trio em Salvador só dela… a gente, emocionado, mandou fazer uma camisa com a frase 100% Preta. Porque ela É isso: INTEIRA, INTENSA, VERDADEIRA. Preta tinha uma luz difícil de explicar. Ela ria alto, amava fundo, enfrentava tudo com coragem. Era alegria, era luta, era força”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO