Faustão teve prioridade na fila de transplante pelo grave estado de saúde; afirma Ministério da Saúde
Na nota, o Ministério da Saúde informou que leva em conta critérios técnicos para avaliar a lista de espera
• Atualizado
O Ministério da Saúde informou, no domingo (27), que o apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão, teve prioridade na fila de transplante de coração devido ao grave estado de saúde. Segundo a pasta, o apresentador é o 12º paciente contemplado pelo procedimento no país desde o dia 19 de agosto.
“A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. Toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade”, afirmou o Ministério da Saúde.
Leia Mais
A declaração foi feita pouco tempo após Faustão receber o coração e passar por uma cirurgia no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o dia 5 de agosto. O apresentador foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e, após piora na força de bombeamento do órgão, foi incluído na lista de espera de transplantes.
Na nota, o Ministério da Saúde informou que leva em conta critérios técnicos para avaliar a lista de espera. Entre eles estão tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e gravidade. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico, no entanto, são atendidos com prioridade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO