Europa indica primeiro parastronauta do mundo
John McFall, ex-velocista paralímpico britânico, participará de treinamento da Agência Espacial Europeia
• Atualizado
A Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o primeiro parastronauta do mundo, o ex-velocista paralímpico britânico John McFall, na quarta-feira (23). O anúncio foi feito durante um evento no Grand Palais Éphémère, em Paris, na França.
O ex-paratleta foi escolhido entre mais de 22 mil candidatos, junto com outros 16 recrutas, cinco astronautas de carreira e outros 11 membros reservas, para participar do treinamento. Sendo o primeiro astronauta com deficiência física, ele participará de um projeto da ESA para desenvolver opções de inclusão em voos espaciais tripulados e missões futuras.
“Tem sido uma experiência bastante turbulenta já que, como amputado, nunca pensei que ser um astronauta fosse uma possibilidade, então a empolgação foi uma emoção enorme”, afirmou o britânico em uma entrevista para o canal do Youtube da ESA.
Veja o vídeo completo.
McFall teve a perna direita amputada aos 19 anos, após um acidente de moto. Ele se tornou paratleta profissional de atletismo, na classe T42, em 2005. Nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, o velocista britânico foi medalhista de bronze na prova dos 100 metros.
Esta é a primeira seleção de astronautas realizada pela ESA em 13 anos. Mais de 17 mil homens e quase 5400 mulheres se inscreveram no processo seletivo, que foi anunciado em 2021. A vaga de parastronauta, aberta para pessoas com deficiência nos membros inferiores, recebeu 257 inscrições de candidatos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO