Câmara de Florianópolis veta título de cidadão honorário a Gilberto Gil
A proposta teve oito votos favoráveis, seis não-favoráveis e duas abstenções
• Atualizado
Na quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Florianópolis vetou conceder o título de cidadão honorário a Gilberto Gil. A proposta teve oito votos favoráveis, seis não-favoráveis e duas abstenções. Conforme o legislativo, seriam necessários 12 votos para aprovação.
No documento, a justificativa para o título consta alguns feitos dos 50 anos da carreira de Gil, além de ter sido embaixador da ONU, Ministro da Cultura e integrante da Academia Brasileira de Letras. Essa não é a primeira vez que o título é vetado, em 2020 a proposta já não havia sido aprovada pela Câmara.
Para o vereador Afrânio Boppré, do PSol, a homenagem seria uma forma de agradecer o artista pela contribuição à cultura brasileira.
“A homenagem seria um gesto de reparação tardio, mas ainda oportuno e necessário. Além de um agradecimento pela imensa contribuição à arte e à cultura nacional. A rejeição se deu por puro preconceito de alguns vereadores da base do prefeito Topázio. Incoerência, visto que Gil será a principal atração na Maratona Cultural no aniversário de Florianópolis”, explicou.
Já para o vereador Maikon Costa, do PL, que votou contra a proposta, citou que o artista já fez diversas críticas à cidade.
“Nem mesmo os proponentes da honraria votaram a favor, estavam ausentes da votação, preterido assim de defender a proposta e sua possível aprovação já que necessitava de 16 votos. No mais, Gilberto Gil está longe de ser concesso entre os Florianopolitanos para receber tal honraria, já teceu inúmeras críticas a cidade e ao povo daqui por episódios pretéritos”, relatou.
E para vereadora Carla Ayres, do PT, essa seria uma forma de retribuir o carinho de Gilberto Gil com Florianópolis.
“Mundialmente famoso por seu talento e contribuições à cultura brasileira, Gilberto Gil foi anunciado como a principal atração das comemorações do aniversário de Florianópolis e da Maratona Cultural, que este ano acontece entre os dias 23 e 26 de março. Neste sentido, os parlamentares buscaram conceder o título de cidadão honorário de Florianópolis ao Gil como uma forma de retribuir seu carinho pela nossa cidade e reparar a injustiça feita em 2020, quando a Câmara Municipal de Florianópolis havia aprovado a homenagem em primeira votação, entretanto, rejeitou na segunda votação, que é necessária para aprovar os projetos”.
Ainda conforme a vereadora “é lamentável que parte da base do prefeito tenha feito esse papelão, recusando homenagear um dos maiores ícones da cultura brasileira e que foi convidado pela Prefeitura para se apresentar na semana do aniversário da cidade”. A vereadora ainda destaca que, “Gil possui mais de 50 anos de profundas contribuições para a música, a arte e a cultura do nosso país. No ano passado, ele também passou a ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a segunda pessoa negra imortalizada pela ABL. É um dia extremamente triste para a história de Florianópolis”.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO