Baixista do The Smiths, Andy Rourke, morre aos 59 anos
Músico lutava contra um câncer de pâncreas
• Atualizado
Andy Rourke, baixista do The Smiths, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. A informação foi compartilhada via Twitter, nesta sexta-feira (19), pelo guitarrista Johnny Marr, companheiro de Andy na banda britânica de rock independente dos anos 1980.
“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste”, escreveu Johnny Marr em comunicado.
A banda britânica The Smiths se formou em 1982 e além de Andy Rourke e Johnny Marr, contava com os vocais de Morrissey e o baterista Mike Joyce. Eles se tornaram rapidamente um dos grupos mais influentes nos anos 80 com sucessos como “Heaven Knows I’m Miserable Now”, “There Is a Light That Never Goes Out” e “How Soon Is Now?”.
O guitarrista Marr, via Instagram, contou como os dois se conheceram na escola em 1975 e compartilhou várias imagens. “Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos”, escreveu.
Ao todo a banda lançou quatro álbuns e conquistou três sucessos que figuraram no top 10. Os músicos travaram uma disputa sobre royalties e acabaram se separando em 1987.
Um acordo foi alcançado entre os integrantes e a banda só não se reuniu por conta de Morrissey, que passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2007, o vocalista recusou uma proposta milionária para que a banda se reunisse em uma série de apresentações.
Após a separação do The Smiths, Andy Rourke tocou com Sinead O’Connor, Pretenders, Killing Joke e Freebass.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO