Entretenimento Compartilhar
Qual seu preferido?

Dia do Cinema Brasileiro: relembre as 10 maiores bilheterias do país

De Minha Mãe é Uma Peça aos Trapalhões; veja quais foram os filmes mais assistidos no Brasil

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

O filme que mais arrecadou recursos foi o Minha mãe é uma peça 3 | Foto: Divulgação | Via SBT News
O filme que mais arrecadou recursos foi o Minha mãe é uma peça 3 | Foto: Divulgação | Via SBT News

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado neste sábado (19), uma data que remete às primeiras gravações no país nesse mesmo dia em 1898. Há exatos 123 anos, os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto gravaram, na Baía de Guanabara, as primeiras imagens do filme “Uma vista da Baía de Guanabara”.

Ao longo desse período, a produção cinematográfica nacional passou por inúmeros desafios. O mais recente é a própria pandemia, que pausou grande parte das gravações e atrasou a divulgação de novos filmes. A crise sanitária também mudou a forma de realização de festivais de cinema no país — um dos espaços que mais divulgam novas obras brasileiras. 

Para homenagear a sétima arte, o SBT News elencou os 10 filmes que mais tiveram bilheteria em cinemas na história do país. A lista engloba títulos que vão de Minha Mãe é Uma Peça aos Trapalhões — que passou a ser exibido às sextas-feiras no SBT. Confira:

1. Minha mãe é uma peça 3
Em primeiro lugar da fila está o último da trilogia de Paulo Gustavo: Minha mãe é uma peça 3. O filme ficou em cartaz em 2019, e teve a maior arrecadação financeira em ingressos na história do Brasil. Foram mais de R$ 143,9 milhões com a venda de 9,1 milhões bilhetes. Apesar de não ter sido o que mais levou pessoas ao cinema, Dona Hermínia — personagem principal, que conta histórias da vida de uma mãe de dois filhos — foi o que mais apresentou lucro.

2. Nada a Perder
Nada a Perder, de 2018, é o vice-campeão de lucro em bilheteria no país, com R$ 120 milhões arrecadados. O filme conta a história do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, e é o que levou a maior quantidade de pessoas ao cinema, com 11,9 milhões de ingressos vendidos. Uma parte da bilheteria foi impulsionada pela próprio igreja, que adquiriu ingressos e distribuiu para que fiéis assistirem no cinema.

3. Os Dez Mandamentos
Em terceiro lugar também está uma produção que contou com apoio da Igreja Universal: o filme Os Dez Mandamentos. A produção, de 2016, adaptou a série bíblica que passava na televisão. A história conta uma das mais famosas da Bíblia, a de Moisés. E levou 11,3 milhões de pessoas ao cinema.

4. Tropa de Elite 2
O desdobramento de Tropa de Elite é o 4º filme que mais levou os brasileiros ao cinema. A sequência traz a história do Capitão Nascimento após uma operação fracassada na qual resulta o seu afastamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O ex-agente trabalha como subsecretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro no segundo filme. O longa é dirigido por José Padilha e tem como protagonista Wagner Moura. Tropa de Elite 2 teve um público de 11.146.723, em 2010.

5. Dona Flor e seus dois maridos
Dona Flor e seus dois maridos ocupa o 5° lugar na lista de maiores bilheterias do país. O filme dirigido por Bruno Barreto estreou em 1976 e levou ao cinema 10.735.524 espectadores. Baseado na obra do escritor Jorge Amado, a história passou 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro. 

6. Minha Mãe é uma Peça 2
O segundo filme da sequência “Minha Mãe é uma Peça” é outra produção estrelada e criada pelo humorista Paulo Gustavo, que faleceu, em maio, aos 42 anos vítima de complicações da covid-19. O longa levou 9.307.612 espectadores aos cinemas. 

7. A Dama do Lotação
Na posição de 7ª melhor bilheteria do país está o filme A Dama do Lotação, estrelado por Sônia Braga, de 1978. A produção levou um público de 6.509.134 brasileiros às salas de cinema. 

8. Se eu fosse você 2
Se eu fosse você 2 ocupa o oitavo filme que mais levou telespectadores ao cinema no Brasil. Lançado em 2009, com direção de Daniel Filho e protagonizado por Tony Ramos e Glória Pires, a produção levou ao cinema um público de cerca de 6.112.851 pessoas.

9. Nada a Perder 2
O filme que está na nona posição de maior lotação nos cinemas é Nada a Perder 2. Ele conta a trajetória de Edir Macedo após deixar a prisão, em 1992. Lançado em 2019, a produção atingiu um público total de 6.100.000 telespectadores.

10. O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão 
Para fechar a lista, o filme O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão é o filme mais assistido dos Trapalhões. Lançado em 1977, ele conta a história de Pilo e Duka que são contratados para procurar um arqueólogo desaparecido nas minas. Cerca de 6 milhões de espectadores foram aos cinemas na época para conferir a história. 

Assista aos Trapalhões no SBT

Na Tela de Sucessos, todas as 6ª feiras, às 23h15, o SBT exibe filme dos Trapalhões. O primeiro filme exibido pelo canal foi Os Saltimbancos Trapalhões, em 4 de junho. A produção faz parte do pacote de 35 filmes dos Trapalhões de 1965 a 1999 adquiridos da distribuidora Europa Filmes. 

A emissora ainda exibirá outros títulos protagonizados por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.  A Princesa Xuxa e os Trapalhões, O Noviço Rebelde, O Trapalhão e a Luz Azul, Simão, O Fantasma Trapalhão, Os Trapalhões e a Árvore da Juventude são alguns exemplos. 

Festivais de cinema no Brasil

Há mais de um ano sem a possibilidade de aglomerações, os festivais de cinema brasileiro precisaram se adaptar ao contexto pandêmico. O 49º Festival de Cinema de Gramado, um dos principais do país, vai ser realizado entre os dias 13 e 21 de agosto. 

O evento será transmitido de maneira híbrida, unindo televisão e online. O Canal Brasil vai ser a tela oficial das Mostras Competitivas de Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros e Curtas-Metragens Brasileiros, além de transmitir os longas-metragens gaúchos, dando mais visibilidade às produções do Rio Grande do Sul. Os Curtas-Metragens Gaúchos ficarão disponíveis no serviço de streaming Canal Brasil Play.

Na capital federal, a edição de 2021 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai ser realizada na primeira quinzena de dezembro, com duração de oito dias. O mais antigo festival de cinema dedicado ao cinema nacional no Brasil vai contar com a exibição virtual novamente, devido à permanência da pandemia de covid-19.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.