Colecionador vende e troca mais de 8 mil figurinhas pelas ruas de Florianópolis
A ideia da comercialização, no bate pé e boca a boca, veio da necessidade de complementar a renda da família, formada pela filha e pela esposa
• Atualizado
Em tempos de álbum de figurinhas, as chamadas “Legends” com cromos brilhantes em bordô, bronze, prata e ouro são as mais cobiçadas. E, pelas ruas do Centro de Florianópolis, encontramos outra raridade: Valdeir, o vendedor.
Com uma maleta transparente, o empreendedor e fã de futebol troca e vende mais de 8 mil figurinhas diariamente. As quatro fileiras da maleta são divididas em oito, seleção por seleção e número por número na ordem do álbum do Mundial de Futebol. “Tenho figurinhas das 32 seleções. Dá pra completar uns dez álbuns aqui”, conta o vendedor.
As figurinhas são vendidas a R$1,50 e a troca pode ser feita de duas por uma. Os itens são fruto de compras e trocas bem negociadas feitas por Valdeir há meses. A ideia da comercialização, no bate pé e boca a boca, veio da necessidade de complementar a renda da família, formada pela filha e pela esposa.
O empreendedorismo por necessidade é recente, mas a paixão pelo esporte é antiga. Aos 56 anos, Valdeir é colecionador desde os 16. “Tenho muitos álbuns completos. Comecei na década de 80, tenho álbuns das competições de 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Gosto muito de futebol, cheguei a trabalhar em rádios e televisões com o esporte e espero um dia voltar”, lembra Valdeir.
Por enquanto, o vendedor segue pelas ruas de Floripa na torcida – pela seleção e para vender bem.
Confira a reportagem sobre as figurinhas de Valdeir no SCC Meio Dia:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO