Entretenimento Compartilhar
Festa do Pinhão

Banda lageana conquista visibilidade e abre shows do Ultramen e CPM 22 na Festa do Pinhão

Rock marca o último dia da Festa do Pinhão

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Banda lageana Ondastral na Festa do Pinhão. | Foto: Aline Tives
Banda lageana Ondastral na Festa do Pinhão. | Foto: Aline Tives

A banda Ondastral, formada em 2015, já conquistou seu espaço nacionalmente, abrindo grandes shows como Armandinho e Vitor Kley. Este ano foi atração do Planeta Atlântida, dividindo o palco com Papas da Língua, Braza, Diogo Defante e Gabriel O Pensador. Neste domingo (2), no dia do rock na 34ª Festa Nacional do Pinhão, três bandas lageanas subiram ao palco principal, abrindo os shows nacionais do Ultramen e CPM 22.

As bandas autorais Ondastral e Affix, juntamente da banda autoral e cover Madeira de Lei, fecharam a programação da festa com chave de ouro, agradando aos roqueiros de plantão.

“A Festa do Pinhão tem um gostinho muito especial para nós. Tocar em casa, com uma mega estrutura, é extremamente motivador. No ano passado, nosso show foi numa terça-feira às 23h, e ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que vieram nos ver. Foi uma noite especial e inesquecível, e não foi diferente neste ano”, comenta o guitarrista e líder da Ondastral, Mateus Rosa.

Banda ascendente no rock nacional

A banda lageana Ondastral fará nove anos em setembro de 2024. A formação atual está junta desde 2020, quando decidiu-se fazer uma pequena alteração no nome, que passou de “Onda Astral” (separado) para Ondastral (tudo junto).

“Acreditamos que essa mudança trouxe muitas coisas boas, pois a partir de 2020 a banda cresceu muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Obviamente não pela mudança do nome, mas sim pela postura da banda, que encarou o mercado da música com mais profissionalismo e melhor direcionamento trazendo pessoas profissionais e competentes para somar junto”, comenta Mateus.

Foi em 2020 que a banda começou a trabalhar com o produtor Junior Marques, do estúdio EMME de Blumenau (SC), onde a formação atual foi firmada. A banda é composta por Gabs Matias na guitarra e vocal, Mateus Rosa na guitarra, Vitor Sousa no baixo e JC Matias na bateria.

Atualmente a banda se categoriza como “rock alternativo”. Nos primeiros anos – e no primeiro EP “Toda Origem É Natural” -, era bastante presente a sonoridade do reggaeska e hardcore. O som foi amadurecendo e trazendo outras influências do rock mais pesado e das baladas de violão. Hoje é uma mistura de todos esses estilos, que ainda pintam aqui e ali nas músicas.

Entre os principais trabalhos até aqui, se destaca o EP “Toda Origem É Natural” (2021) e o álbum “Pare de Noiar” (2023). Vale mencionar o single “Em Brasa” (2021), que ainda é a faixa com mais reproduções, chegando a 100 mil no spotify, e o lançamento mais recente “Sexta-feira Linda” (2024).

Expectativas para um futuro próximo

Ondastral está preparando terreno para o próximo álbum, com o lançamento de alguns singles que sairão ainda neste ano. “O novo álbum provavelmente ficará para o ano que vem. Esperamos poder voltar a tocar em São Paulo e desbravar novos lugares, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Conhecer pessoalmente a galera dessa região que curte nosso som”, diz.

O sonho de fazer música autoral no Brasil e alcançar o reconhecimento sempre esteve presente entre os membros da banda. Com vínculo familiar e afetivo, caíram na estrada desde muito jovens. Gabriel, Vitor e JC são primos e sempre estiveram juntos, tanto musicalmente quanto pessoalmente. Mateus é amigo pessoal há muito tempo, e já tiveram outros projetos juntos.

Já a relação com os fãs lageanos é a melhor possível. “Eles são uma galera muito fiel e incrível, sempre comparecendo em peso aos nossos shows. Muitos deles se tornaram nossos amigos. É sempre incrível andar na rua e ser reconhecido e parabenizado pelo nosso trabalho, especialmente aqui em Lages. Fizemos grandes parceiros, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Temos muito orgulho de ser de Lages e poder levar o nome da cidade por outros Estados”, finaliza.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.