10 novidades que você vai conferir no Festival de Dança de Joinville em 2025
Evento traz estreias históricas, espetáculos internacionais e debates sobre o futuro da arte
• Atualizado
O Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero no mundo, chega à 42ª edição com uma programação repleta de ineditismos e experiências transformadoras. De museu imersivo à inteligência artificial, o evento amplia ainda mais seu impacto cultural em Santa Catarina e no Brasil. Confira as 10 principais novidades do festival em 2025:
Leia Mais
1) Museu da Dança de Joinville será inaugurado
Pela primeira vez na América Latina, um museu físico dedicado exclusivamente à dança abrirá as portas em Joinville. A proposta é interativa, com tecnologia de ponta, aulas com professores virtuais, acervo de grandes nomes da dança e espaços dedicados ao próprio festival e à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O Museu está localizado entre a Escola Germano Timm e o Centreventos Cau Hansen.
2) Parceria inédita com a Oktoberfest de Blumenau
A tradicional Dance Parede, no dia 26 de julho, ganha o reforço da maior Oktober fora da Alemanha. Personagens da festa de Blumenau vão participar do desfile em Joinville. E em outubro, o Festival de Dança também marcará presença na Oktoberfest, com um Festival de Danças Germânicas em Blumenau.
3) Estreia do Festival de Teatro Musical
Com consultoria de Fernanda Chamma, o Festival traz uma mostra competitiva de teatro musical nos dias 29, 30 e 31 de julho. Os vencedores poderão conquistar prêmios em dinheiro e uma bolsa de intercâmbio em Londres, na ICMT – International College of Musical Theatre. Entre os destaques, a montagem do espetáculo “Escola de Rock – O Musical” pelos alunos do Programa de Teatro Musical.
4) Noite de Abertura e Gala com grandes nomes da dança
A abertura contará com “O Lago dos Cisnes”, apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Já a Noite de Gala terá o premiado espetáculo “Réquiem SP”, do Balé da Cidade de São Paulo, uma obra moderna e intensa que promete emocionar o público.
5) Espetáculo Amazônia emociona com mensagem ecológica
No dia 22 de julho, o Teatro Juarez Machado recebe o espetáculo “Amazônia”, do grupo Dissídio Coletivo. Com direção de João Wlamir, a coreografia apresenta, em 20 atos, um mergulho poético e coreográfico na maior floresta tropical do mundo, com figurinos e cenografia que recriam a imensidão e a urgência da preservação ambiental.
6) Celebre o amor no Festival – agora também no litoral
Em 26 de julho, casais apaixonados terão uma manhã especial no Centro Histórico de São Francisco do Sul para pedidos de casamento, votos renovados e celebrações do amor. Uma programação afetiva que reforça a conexão entre arte e emoção.
7) Noite de Gala também em São Francisco do Sul
Pela primeira vez, a cidade histórica receberá uma Noite de Gala oficial do Festival. No Cineteatro 10 de Novembro, às 20h do dia 26 de julho, o espetáculo “Uma Noite na Broadway” reunirá clássicos dos musicais em uma performance emocionante da Marquee Productions.
8) Inteligência Artificial na Dança é tema de debate e espetáculo
O painel “Falar em Dança” abordará os impactos e possibilidades da Inteligência Artificial na arte. O espetáculo “AlgoRitmos” complementa a programação, com uma performance em que a IA interage com os movimentos dos bailarinos. Inclusive, o vídeo oficial de divulgação do Festival foi criado com auxílio de IA.
9) Festival.Lab ensina bastidores da produção cultural
No dia 27 de julho, o Festival.Lab vai oferecer uma imersão sobre gestão, liderança e produção de grandes espetáculos. O laboratório é voltado a empreendedores, produtores culturais e interessados nos bastidores do evento.
10) MasterClass Audição com companhias internacionais
A programação didática traz mais de 150 atividades. Entre elas, a MasterClass Audição conecta bailarinos a companhias da França, Bélgica, Espanha e México. Os selecionados podem conquistar bolsas, convites e oportunidades para estudar ou trabalhar fora do Brasil.
O Festival de Dança de Joinville 2025 acontece de 15 a 31 de julho e promete, mais uma vez, ser um divisor de águas para a dança nacional. A programação completa e informações sobre ingressos estão no site festivaldedanca.com.br.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO