Economia Compartilhar
Anúncio

Governo deve anunciar liberação do saque-aniversário do FGTS; entenda

O anúncio oficial será feito nesta terça-feira (25), em Brasília, com a presença de líderes sindicais e do ministro do Trabalho e Emprego.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Agência Brasil/Reprodução
Foto: Agência Brasil/Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, nos próximos dias, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário.

O anúncio oficial será feito nesta terça-feira (25), em Brasília, com a presença de líderes sindicais e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conhecido por suas críticas à modalidade de saque do FGTS. O presidente Lula convidou os representantes das centrais sindicais para participar do evento.

A medida atende a uma reivindicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outras entidades sindicais. Segundo o presidente da CUT, Sérgio Nobre, muitos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário ficaram impossibilitados de acessar o saldo do FGTS após a demissão.

“Sacar o FGTS é um direito do trabalhador, que pode usar esse dinheiro para pagar suas contas, fazer compras e consumir. Dessa forma, injeta-se mais dinheiro na economia”, afirmou Nobre.

Com informações do Metrópoles.

Saiba quem tem direito ao Pé-de-Meia

Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia que concluíram um dos três anos do ensino médio em 2024 receberão a parcela do incentivo-conclusão no valor de R$ 1 mil, a partir desta terça-feira (25).

Aqueles que concluíram o terceiro ano do ensino médio regular com aprovação no ano passado e ainda participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 também receberão mais R$ 200. Os depósitos seguem até quinta-feira (27), de acordo com a série dos estudantes.

Os novos estudantes do primeiro ano em 2025, ou seja, que entraram no ensino médio neste ano, não estão inclusos no pagamento de fevereiro.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) há um ano para incentivar a permanência na escola, a conclusão escolar desta etapa de ensino, além da participação no Enem. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.