Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Número de deputados candidatos a prefeito este ano supera 2020

Ao todo, cinco federais e seis estaduais estarão na disputa este ano

• Atualizado

Por

Na Assembleia, seis parlamentares decidiram concorrer, em 2024. Rodolfo Espínola/Agência AL
Na Assembleia, seis parlamentares decidiram concorrer, em 2024. Rodolfo Espínola/Agência AL

Em 2024, seis deputados estaduais vão disputar prefeituras em Santa Catarina, uma na condição de vice na chapa, e cinco deputados federais querem trocar o endereço em Brasília para comandar suas cidades. O número é maior do que os quatro parlamentares estaduais e quatro federais que se arriscaram nas urnas, em 2020, e nenhum acabou eleito.

O que os deputados Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima, PL), em Joinville; Edilson Massocco (PL), em Concórdia; Egídio Ferrari (PL), em Blumenau; Estêner Soratto Júnior (PL), em Tubarão; Marcos José de Abreu (Marquito, PSOL), em Florianópolis; e Luciane Carminatti (PT), que será vice de Pedro Uczai, em Chapecó, usam é o natural trampolim que a condição de deputados estaduais lhes dá. A tranquilidade de poder entrar em uma disputa sem perder a condição de parlamentar, permite que a garantia de continuidade do mandato vire uma segurança a que tenta o voo municipal.

Vale notar que é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Jorginho Mello, o maior contingente de postulantes, uma reflexo da posição majoritariamente conservadora do eleitor catarinense. Ressalvados os de PSOL e PT que irão às urnas.

Da Câmara Federal, postulantes nas principais cidades

A força política gerada pela visibilidade de quem tem mandato ampliou a participação de deputados federais nas eleições deste ano em Santa Catarina. Mais de um quarto da bancada catarinense irá concorrer, um deputado a mais do que há quatro anos.

Em Blumenau, Ana Paula Lima (PT); em Itajaí, Carlos Chiodini (MDB); em Lages, Carmen Zanotto (Cidadania); em Criciúma, Ricardo Guidi (PL); e, em Chapecó, Pedro Uczai (PT), os parlamentares resolveram atender a pedidos dos partidos e defender posições nas suas bases ou em novos desafios políticos. Agentes de grandes valores das emendas parlamentares, os deputados estaduais e deputadas federais têm acesso às realizações nas cidades, mesmo que isso pareça rotineiro à primeira análise.

Quem foram os que concorreram em 2020:

Deputados estaduais

Ricardo Alba (PSL), em Blumenau

Ivan Naatz (PL), em Blumenau

Fernando Krelling (MDB), em Joinville

Rodrigo Minotto (PDT), em Criciúma

Deputados federais

Angela Amin (PP), em Florianópolis

Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages

Darci de Matos (PSD), em Joinville

Pedro Uczai (PT), vice de Cláudio Vignatti (PSB), em Chapecó

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.