Quem são os deputados que disputam prefeituras e os suplentes que podem assumir
12 deputados, entre estaduais e federais, estão disputando a cargos de prefeito e vice-prefeito em SC.
• Atualizado
A eleição municipal deste domingo (6), não só movimenta o cenário das 295 cidades catarinenses, mas também pode modificar as bancadas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e da Câmara dos Deputados, isso porque 12 deputados, entre estaduais e federais, são candidatos em seus respectivos municípios.
Na Alesc, dos 12 deputados do PL, quatro disputam a prefeitura municipal de suas cidades. São eles: Sargento Lima, candidato em Joinville; Estêner Soratto, candidato em Tubarão; delegado Egídio, em Blumenau e Edilson Massocco, em Concórdia. Do PSOL, o deputado Marquito disputa a prefeitura de Florianópolis e pelo PT, a deputada Luciane Carminatti é candidata a vice-prefeita, em Chapecó. Nenhum dos seis deputados candidatos se licenciou do cargo para disputar a eleição. A legislação eleitoral não prevê a descompatibilização nestes casos.
Veja quem são os suplentes que podem assumir na Alesc:
- Carolline Sardá (PSOL) – suplente de Marquito (PSOL)
- Alex Brasil (PL) – suplente de Soratto (PL)
- Jeferson Cardozo (PL) – suplente de Sargento Lima (PL)
- Junior Cardoso (PRD) – suplente de Egídio (PL)
- Vanessa Rosa (PT) – suplente de Luciane Carminatti (PT)
- Maurício Peixer – suplente de Massocco (PL)
Ainda no parlamento estadual, os deputados Júlio Garcia (PSD), Napoleão Bernardes (PSD) e Maurício Eskudlark (PL), não disputam a eleição municipal, mas estão licenciados dos cargos para participar do processo como apoiadores. Assumiram como suplentes: Silvio Zancanaro (PSD), Zé Caramori (PSD), Alex Brasil (PL)
Deputados federais
Da bancada federal, 5 deputados disputam como candidatos a prefeito e a deputada suplente, Carlas Ayres (PT) concorre à reeleição de vereadora, em Florianópolis. Também pelo PT, Ana Paula Lima é candidata a prefeita em Blumenau e Pedro Uczai, em Chapecó. Ricardo Guidi do PL busca a eleição para prefeito em Criciúma, Carlos Chiodini (MDB), em Itajaí e a deputada Carmen Zanotto (Cidadania) disputa a prefeitura de Lages. Ricardo Guidi, Pedro Uczai e Carlos Chiodini pediram licença do cargo durante o período eleitoral, abrindo vaga para os suplentes, Darci de Matos (PSD), Carlas Ayres (PT) e Luiz Fernando Vampiro (MDB), respectivamente.
Veja quem são os suplentes que podem assumir na Câmara:
- Geovania de Sá (PSDB) – suplente de Carmen Zanotto (Cidadania)
- Darci de Matos (PSD) – suplente de Ricardo Guidi (PL)
- Giovana Mondardo (PCdoB) – suplente de Ana Paula Lima (PT)
- Carla Ayres (PT) – suplente de Pedro Uczai (PT)
- Luiz Fernando Vampiro (MDB) – suplente de Carlos Chiodini (MDB)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO