Novas pesquisas até sábado, IPC mostra intenção de votos em Criciúma, Governo envia orçamento anual para a Alesc; confira os destaques
Os dados serão divulgados no sábado, 6
• Atualizado
Pesquisas movimentam municípios na reta final
Até sábado, 6, a divulgação de novas pesquisas deve movimentar alguns municípios catarinenses. Dentre as maiores cidades, Itajaí, São José, Videira, Criciúma e Florianópolis terão divulgação de pesquisas na sexta-feira, 5. A divulgação das intenções de votos do eleitorado na véspera do pleito é utilizada como estratégia das candidaturas para estimular principalmente o voto do eleitor indeciso.
O prazo para registro de pesquisas junto ao TRE/SC, que são as amostram que podem ser divulgadas pelos candidatos, conforme a legislação eleitoral, esgotou dia 30. A última pesquisa registrada nesta eleição é do instituto DNA Pesquisa e Marketing e foi contratada para a cidade de Penha. Os dados serão divulgados no sábado, 6. O município de Palhoça também deve conhecer nova pesquisa nesse dia.
Nova pesquisa em Criciúma
Criciúma vive uma das eleições mais movimentadas de Santa Catarina, confrontando diretamente o PL de Jorginho Mello e o PSD do deputado estadual Júlio Garcia e do prefeito de Chapecó João Rodrigues, com Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho (PSD), respectivamente, disputando a vaga de prefeito.
Divulgados hoje pela Rádio Som Maior os dados do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) apontam que Vaguinho (PSD) lidera as intenções de votos na estimulada, com 43,7%. Guidi (PL), aparece em segundo com 33,2%. Em pesquisa anterior, também divulgada pelo IPC, em 16 de setembro, Vaguinho tinha 41,8% e Guidi 29,7%, o que mostra a manutenção, dentro da margem de erro, da diferença entre os candidatos que lideram as intenções de votos na cidade.
Os dados divulgados hoje foram coletados entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, depois que o prefeito Clésio Salvaro foi solto pela justiça. No próximo dia 5, a cidade deverá conhecer o resultado de mais uma pesquisa, desta vez do Studio Pesquisas e Consultoria, a ser divulgada pela Rádio Eldorado.
Podem mudar
Um dado interessante da pesquisa do IPC é que embora menor do que na última pesquisa, o número de entrevistados que ainda podem mudar de voto é de 21,2% em Criciúma. São os eleitores que devem decidir a eleição na cidade.
Orçamento Anual
O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta semana, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025. A proposta elaborada pela Secretaria de Estado da Fazenda é voltada ao equilíbrio das contas públicas e prevê mais investimentos em Saúde, Infraestrutura e Segurança. A Educação terá a maior fatia do orçamento na história de SC, enquanto a Defesa Civil contará com orçamento inédito. As projeções indicam que a Receita Total do Estado para 2025 deve girar em torno de R$ 52,6 bilhões. Os mesmos R$ 52,6 bilhões devem ser alocados nas despesas do Poder Executivo ao longo do ano. A expectativa, concretizados os números, é de crescimento de 9,5% nas receitas estaduais em 2025 na comparação com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO