Criciúma se prepara para o dia das eleições com ônibus gratuitos e operação especial da Polícia Militar
Ao todo são 154.638 eleitores que deverão ir as urnas no próximo domingo na cidade.
• Atualizado
Criciúma vai oferecer transporte público gratuito e um esquema especial de segurança com reforço da Polícia Militar para os 154.638 eleitores nas eleições municipais, que ocorre neste domingo (6).
Leia Mais
A cidade, que é a maior da região carbonífera, com 214.493 habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022, garantirá que a população tenha acesso facilitado aos locais de votação e que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila.
São 82.113 eleitoras (53%) e 72.525 eleitores (47%) aptos a votar na cidade.
Para facilitar o deslocamento dos eleitores, os ônibus “Branquinhos” e “Amarelinhos” estarão circulando gratuitamente durante todo o dia, seguindo o horário de dia útil.
As informações sobre rotas e horários estão disponíveis no site oficial da empresa de transporte cribus.com.br.
Medida visa garantir direito ao voto
Essa medida visa garantir que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto com tranquilidade, especialmente em locais de grande concentração de eleitores, como o Colégio São Bento e o Colégio Professor Lapagesse, os maiores colégios eleitorais da cidade.
Além disso, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) já iniciou uma operação especial para combater crimes eleitorais em Criciúma e outras quatro cidades da região: Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.
A operação contará com mais de 100 policiais militares mobilizados para garantir a segurança desde o início da manhã de domingo.
A Polícia Militar reforça que irregularidades, como boca de urna e compra de votos, podem ser denunciadas diretamente aos policiais presentes nos locais de votação, pelo número 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.
Essas práticas são consideradas crimes eleitorais e serão tratadas com rigor pelas autoridades.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO