Violência e criminalidade surgem como tema central de debate público
Mais de 14,3 milhões de publicações foram contabilizadas sobre o assunto nas redes sociais em junho
• Atualizado
Violência e criminalidade se tornaram o tema central no debate político durante o mês de junho, com mais de 14,3 milhões de publicações. Segundo pesquisa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), divulgada nesta quinta-feira (4), as questões foram associadas, sobretudo, à disputa eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidência da República.
No geral, os movimento de direita e esquerda empataram em volume de perfis, mas apoiadores de Bolsonaro representaram 53% das interações nas redes sociais. A terceira via ocupou 6,2% dos perfis no debate que, entre 1º de janeiro e 18 de julho de 2022, classificou o tema como de “grande impacto na política nacional”.
Entre alguns dos temas citados estava a atuação da polícia em operações contra o tráfico de drogas e na diminuição de homicídios e crimes violentos. Os internautas também citaram as mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo na Amazônia, o processo de asfixia de Genivaldo de Jesus Santos e a morte do militante petista Marcelo Arruda pelo policial penal federal Jorge Guaranho.
Além da discussão sobre violência e criminalidade, temas como Forças de Segurança, Corrupção e Crimes eleitorais também foram citados, com 7 milhões, 5,9 milhões e 2,4 milhões de menções nas redes sociais, respectivamente. Políticas Públicas, por sua vez, ficou em último lugar nas discussões, com 378 publicações em junho.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO