Eleições 2022 Compartilhar
Eleições 2022

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro chega a 11 pontos, diz pesquisa

Pesquisa mostra petista com 45%, enquanto presidente marca 34%; Ciro aparece com 8%

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Rede Social | Reprodução
Foto: Rede Social | Reprodução

O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em 1º turno com uma margem de 11 pontos percentuais acima do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa BTG/Pactual divulgada nesta segunda-feira (15), o petista está com 45%, enquanto Bolsonaro marca os 34% das intenções de voto no primeiro turno.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. A candidata do MDB, Simone Tebet, vem na sequência, com 2% — mesma margem de quem não soube responder. Todos os demais candidatos não conseguiram expressão de votos, ficando em 0%. Os que optam por nenhum dos candidatos são 5% dos entrevistados, enquanto brancos ou nulos marcam o 1% na pesquisa estimulada — quando o entrevistado recebe uma lista e aponta em qual dos candidatos tem a intenção de votar.

A diferença entre os dois principais candidatos aumentou, em uma elevação de votos para Lula. Último acompanhamento da BTG Pactual, divulgado em 8 de agosto, mostrou que o petista marcava 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, se manteve nos 34% — à época, uma diferença de 9 pontos percentuais.

Segundo o monitoramento, Lula continua liderança do eleitorado feminino (49%) e jovem (48% entre os que têm de 16 a 24 anos). Bolsonaro marca os 28% e 24% nos dois grupos, respectivamente. E lidera entre os evangélicos: 49% do grupo, enquanto Lula registra 30% dos votos.

Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% dos votos e Bolsonaro 38%. 4% dos entrevistados responderam não votar nos dois candidatos e outros 4% disseram que anulariam os votos. 2% não souberam responder.

A pesquisa também questionou a certeza dos eleitores sobre os nomes citados. A maioria (75%) afirmou que a decisão está tomada e não vai mais mudar. Enquanto 22% dos entrevistados citou a possibilidade em mudança de voto.

A pesquisa, produzida pela FSB Pesquisa, entrevistou, por telefone, dois mil eleitores entre 12 a 14 de agosto. O levantamento está registrado no TSE sob o número: BR-00603/2022.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.