TSE determina remoção de post falso sobre Lula e piso salarial da enfermagem; entenda
Publicação falsa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que "profissionais da enfermagem só servem para servir sopa"
• Atualizado
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia determinou, no domingo (25), a remoção de uma publicação falsa das redes sociais em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que “profissionais da enfermagem só servem para servir sopa”. A publicação foi divulgada no contexto do julgamento do piso salarial da enfermagem, com o objetivo de difundir a ideia de que Lula seria contra o piso.
A liminar para remoção da publicação foi concedida em representação movida pela Coligação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV, PCdob, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros, da chapa Lula-Alckmin. Os advogados da coligação denunciam no documento a existência de “um braço de uma campanha de propagação de fake news com a finalidade de violar a lisura do processo eleitoral e prejudicar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
A lei que instituiu o piso nacional para a enfermagem em R$ 4.750 foi sancionada em agosto deste ano. O STF, no entanto, suspendeu a norma após uma contestação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável e indica a possibilidade de demissão em massa e redução da oferta de leitos.
No início deste mês, Lula se posicionou, pelas redes sociais, a favor do piso salarial para enfermeiros. Segundo o petista, ele sempre defendeu o salário fixo para a categoria e que o projeto aprovado teve autoria e relatoria de parlamentares do PT.
Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do @ContaratoSenado, com relatório do @padilhando, ambos do PT. Bolsonaro vira as costas para profissionais que lutaram na pandemia. Seu filho votou contra o piso, assim como seu líder de governo.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 5, 2022
Leia também
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO