Eleições 2022 Compartilhar
Enquete

Quem se saiu melhor no primeiro debate ao governo de Santa Catarina?

Queremos saber a sua opinião!

• Atualizado

Redação

Por Redação

Neste sábado (6) o SCC SBT transmitiu o primeiro debate com os candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022. Com a mediação do jornalista Cláudio Prisco Paraíso, eles falaram sobre o que pensam, as propostas de campanha e prioridades para o Estado. A transmissão do SCC SBT pode ser acompanhada pela televisão e também nas plataformas digitais do grupo.

Logo após o debate, o comentarista político Roberto Azevedo também esteve com os candidatos ao pleito de 2022 para um balanço final, com exclusividade no Portal SCC10.

Agora nós queremos saber:

Quem se saiu melhor no primeiro debate ao governo do Estado?

Esta enquete não está mais aceitando votos!

Quem se saiu melhor no primeiro debate ao governo do Estado?

Perfil dos candidatos ao governo de SC

Carlos Moisés da Silva (Republicanos – 10)

Carlos Moises candidato debate
Foto: Divulgação

Atual governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva foi eleito em segundo turno com 2.644.179 votos em 2018. Possui Bacharelado e Mestrado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e é licenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Iniciou na carreira como oficial do Corpo de Bombeiros e transferiu-se para Tubarão, onde foi Comandante da Unidade por 18 anos. Em 2016, foi promovido a Coronel e passou para a reserva do Corpo de Bombeiros. 

Durante seu governo, Moisés passou por dois pedidos de impeachment, um deles devido a denúncias de crime de responsabilidade na compra dos 200 respiradores. Durante os processos, ficou afastado do cargo, momento que a vice-governadora Daniela Reinehr assumiu o comando do Estado. Posteriormente, Moisés foi absolvido nos dois processos. No início de 2022, o candidato se filiou ao Republicanos para concorrer à eleição de 2022.

Moisés nasceu no dia 17 de agosto de 1967, em Florianópolis. Casou-se com Kesia Martins da Silva, com quem teve as filhas Sarah e Raissa.

Décio Lima (PT – 13)

Foto: Divulgação

O candidato é formado em Ciências Sociais – Licenciatura pela Fundação de Ensino de Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (FEPEVI), e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Entre 1989 e 1996, atuou como advogado na área sindical e iniciou a vida política em 1992, quando concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do qual é um dos fundadores em Santa Catarina, ao cargo de vereador em Blumenau. O político exerceu mandato de 1993 a 1996.

Em 1996 foi eleito prefeito de Blumenau, com 68.951 votos. Na eleição seguinte, foi reeleito com 90.805 votos. Em 2008, concorreu ao mesmo cargo e ficou na segunda colocação. Pelo PT, elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Nas Eleições de 2018, ficou em quarto lugar na disputa ao cargo de governador do Estado.

O candidato, nascido no dia 1º de outubro de 1960, em Itajaí, tem dois filhos, com a mulher Ana Paula Lima, Deputada Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Esperidião Amin (PP – 11)

Foto: Divulgação

Amin é graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Concluiu na UFSC o Mestrado em Administração e o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Aos 27 anos foi prefeito de Florianópolis, sendo eleito em 1978 deputado federal por Santa Catarina. Em 1979, ingressou no Partido Democrático Social (PDS), sendo eleito três anos depois ao Governo do Estado. Amin retornou a Prefeitura de Florianópolis em 1989. 

Na eleição seguinte foi eleito senador por SC. Nas eleições de 1994, pelo Partido Progressista Reformador (PPR), candidatou-se à Presidência da República, ficando em 6º lugar. Em 1998, elegeu-se novamente Governador de SC. Buscou a reeleição mas não foi eleito no segundo turno. Em 2006, novamente candidato ao Governo, ficou na segunda colocação em segundo turno. Em 2008, concorreu ao cargo de Prefeito de Florianópolis, mas não se elegeu. 

Em 2010, elegeu-se deputado federal e quatro anos depois renovou o mandato de deputado na Câmara. Nas eleições de 2018, foi eleito senador pelo PP. O candidato nasceu em Florianópolis, no dia 21 de dezembro de 1947 e é casado com Angela Amin, com quem tem três filhos.

Gean Loureiro (União Brasil- 44)

Foto: Divulgação

Gean Loureiro se formou em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui mestrado em Engenharia de Produção. Elegeu-se cinco vezes vereador em Florianópolis. Em 2010, candidatou-se a deputado federal por Santa Catarina, pelo PMDB, e conquistou a terceira suplência. Assumiu o cargo por duas vezes em 2011. Nas eleições de 2012, concorreu ao cargo de prefeito de Florianópolis, mas não foi eleito em segundo turno. Em 2013, assumiu a presidência da Fundação do Meio Ambiente de SC (FATMA).

Foi eleito deputado estadual pelo PMDB, em 2014. Em 2018, candidatou-se a prefeito de Florianópolis sendo eleito no segundo turno. Após a mudança de nome do PMDB, passou a integrar o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em 2019, desfiliou-se do MDB e ingressou no Democratas (DEM). Loureiro foi reeleito prefeito da Capital, pelo DEM, em primeiro turno, que, depois, fez uma fusão com o PSL e passou a se chamar União Brasil.

Nascido em 9 de outubro de 1972, em Florianópolis, o candidato é casado com Cíntia de Queiroz Loureiro e pai de quatro filhas.

Jorge Boeira (PDT – 12)

Foto: Cedida

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Boeira tornou-se professor de Engenharia na Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

Atuou na Indústria Carbonífera do Sul do Estado de Santa Catarina, e dirigiu empresa do ramo metal-mecânico em Criciúma. Foi filiado ao PMDB, entre 1990 e 2001, e presidiu a executiva municipal do partido em Araranguá. Deixou o PMDB e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em 2001.

Disputou as eleições 2002 quando foi eleito deputado federal por SC. Em 2006, concorreu novamente e ficou na suplência, sendo efetivado no cargo em 2009. Na eleição seguinte foi eleito novamente para a Câmara. Durante o mandato filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD) e foi vice-líder do partido. Em 2013 ingressou no Progressista (PP). Por quatro vezes, foi deputado federal.

Nasceu em 5 de novembro de 1955, em Araranguá, em Santa Catarina e casou com Angela Boeira, com quem teve duas filhas.

Jorginho Mello (PL – 22)

Foto: Divulgação

Jorginho é formado em Estudos Sociais, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Administração e Direito pela Universidade do Sul de SC. Foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), durante 27 anos. Iniciou a vida política aos 18 anos, quando foi eleito Vereador de Herval d’Oeste.

Pelo Partido Liberal (PL), elegeu-se deputado estadual à Assembleia Legislativa. O candidato foi reeleito três vezes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi presidente da Alesc, e nessa condição, assumiu como governador interino entre 9 a 20 de outubro de 2009.

Em 2010, pelo PSDB, elegeu-se deputado federal, se reelegendo em 2014, pelo Partido da República (PR), depois passou a ser chamado de Partido Liberal. Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito senador. Posteriormente foi líder no Senado. Em 30 de outubro de 2020 foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo vice-líder do governo no Congresso.

O candidato nasceu em 15 de julho de 1956, em Ibicaré. Pai de Bruno e Felipe Freitas Mello.

Odair Tramontin (NOVO-30)

Foto: Divulgação

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o candidato fez mestrado em Ciências Jurídicas na Universidade Regional de Blumenau, se especializando em Direito Penal e Processual Penal. O candidato atua desde 1990 como professor na Universidade Regional de Blumenau, já tendo exercido a função de chefe de departamento do curso de Direito da FURB.

Desde 1988 exerce a função de promotor de Justiça, tendo sido coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Blumenau, entre 2016 e 2018. Tramontin nunca atuou na política. Em 2020, foi candidato a prefeito de Blumenau pelo NOVO. Nas eleições 2022, o candidato concorre ao governo de Santa Catarina.

Nascido no dia 17 de janeiro de 1962, em Campo Erê, Tramontin é pai de dois filhos.

>>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.