Prazo de registro de candidaturas para as eleições termina nesta segunda-feira
O TSE já contabiliza mais de 24,4 mil pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano
• Atualizado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza mais de 24,4 mil pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano, que acontecem em outubro. O número, que ainda pode aumentar até o fim desta segunda-feira (15) – prazo máximo para os pedidos -, é maior que o contabilizado no pleito de 2010, quando 22.537 concorrentes foram registrados.
Segundo a Justiça Eleitoral, os homens correspondem a 67% do total de pedidos (16.279), enquanto as mulheres são responsáveis por 8.151 das candidaturas. Dentre os grupos, 12.077 se declararam brancos, 3.385 pretos, 8.573 pardos, 95 amarelos, 154 indígenas e 146 não informaram. No total, 1.253 dos nomes buscam à reeleição.
Até o momento, o número de candidatos para presidência da República soma 12, enquanto o de governador chega a 170 e o de senador, 181. O nome do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão entre os registros no site do TSE, sendo aqueles que mais registram intenções de voto na disputa ao Planalto.
Após o registro das candidaturas, o calendário eleitoral abre na terça-feira (16) para campanhas nas ruas. A partir desta data, postulantes a uma vaga ao Planalto, Senado, Câmara ou assembleias legislativas poderão colocar as estratégias e equipes em busca dos votos por meio de realização de eventos e divulgação de material de campanha.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO