Pela primeira vez, Brasil elege duas deputadas transexuais
Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP) estão entre as mais votadas em seus respectivos estados
• Atualizado
Pela primeira vez na história do país, duas mulheres transexuais irão ocupar as cadeiras do Congresso Nacional. Erika Hilton (PSOL), candidata eleita por São Paulo, recebeu 256 mil votos e Duda Salabert (PDT), de Minas Gerais, foi eleita com 208 mil votos.
Ambas já tinham trajetórias com votações expressivas. Erika Hilton inicia na política em um mandato coletivo na Assembleia Legislativa de São Paulo; pela primeira vez um mandato coletivo conseguiu uma cadeira com 256.902 votos.
Nas eleições de 2020, Erika concorreu de mandato solo para a Câmara Municipal paulista e foi eleita como a vereadora mulher mais bem votada da capital, sendo a décima com mais eleitores em todo país.
Já Duda Salabert Rosa é professora de literatura e iniciou a carreira política em 2018 como candidata ao Senado Federal. Mesmo não ganhando a disputa, Duda mudou os rumos da política, sendo uma das primeiras candidata trans ao cargo de senadora.
Duda não desistiu e disputou uma vaga para a vereança de Belo Horizonte (MG), ela não só ganhou como a primeira mulher trans da história a ser vereadora na capital mineira, como foi a mulher mais bem votada da cidade, com 37.500 eleitores.
Erika comemorou a vitória em suas redes sociais, com uma transmissão ao vivo em que relata a dificuldade das campanhas e a importância da vitória do ex-presidente Lula (PT).
“A gente está aí com as emoções um pouco dúbias, porque a gente estava com a esperança de chegar eleita! De chegar com Lula no primeiro turno, de sair daqui e ocupar a paulista. Não foi isso o que aconteceu, mas a gente segue atuando, lutando e comemorando”, disse a deputada a apoiadores.
Duda Salabert também comemorou em seu perfil do Instagram e agradeceu os votos, reafirmando os ataques sofridos por setores da política nacional.
“Sou a 1ª trans eleita do Congresso Nacional! Sou a deputada federal mais votada da história de M.G! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ciristas, ameaças de morte da ultra direita, vencemos! Muito obrigada M.G!”, escreveu a parlamentar.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO