“Não acho que disparo de mensagem no WhatsApp vai reverter um processo eleitoral”, diz Mourão
Vice-presidente falou sobre o adiamento da nova função de disparo de mensagens pelo WhatsApp para milhares de pessoas
• Atualizado
O vice-presidente Hamilton Mourão comentou o uso do aplicativo WhatsApp nas eleições 2022 e o adiamento de uma nova ferramenta da plataforma que permite o envio em massa de mensagens, para depois do processo eleitoral. Mourão não vê como um problema o acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp, para colaboração mútua contra a desinformação durante o processo eleitoral brasileiro.
Mourão ministrou a palestra de abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, no domingo (22), em Florianópolis, com o tema “Conjunturas nacionais e internacionais”.
Durante a entrevista coletiva, concedida no evento, o vice-presidente expôs sua posição sobre o tema: “Então, sendo bem específico, nessa questão do WhatsApp, não vejo problema. É um acordo que está feito, não é? E não vai ter interferência no processo que nós estamos vivendo”.
Em março, o presidente Jair Bolsonaro também falou sobre o tema. O presidente criticou o acordo e classificou como “inaceitável” o adiamento da implementação da funcionalidade no Brasil.
Para o vice-presidente, todos têm a liberdade de buscar as informações nas redes. “Eu acho que, cada um de nós, cada pessoa, tem o seu livre arbítrio, tem a sua forma de buscar a sua informação”, destacou.
“Hoje o mundo inteiro ele está meio atônito com questão das big techs. As big techs elas praticamente controlam o nosso modo de vida e a nossa maneira de buscar as coisas”, comentou o vice-presidente, que entende que as grandes empresas de tecnologia, como Google e a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, precisam ser “disciplinadas”, por terem muita influência nos hábitos da sociedade.
O vice-presidente percebe que os usuários não desconfiam de mensagens, muitas vezes absurdas, compartilhadas. “Eu participo de vários grupos e muitas vezes eu vejo informações totalmente assim ‘marcianos desceram na terra’, circulando, e tem gente, às vezes, que acha que é verdadeiro, é uma característica do ser humano”, comentou.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO