Mourão se coloca à disposição de Alckmin para ajudar em transição de governo
Mourão manda mensagem para Alckmin, que liga para agradecer
• Atualizado
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) fez um gesto nesta segunda-feira (31) e mandou mensagem de texto para Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito na chapa de Lula (PT). Mourão se colocou à disposição para colaborar com o processo de transição. O senador eleito pelo Rio Grande do Sul também afirmou que, assim que o ex-governador de São Paulo e a esposa, Lú Alckmin, quiserem conhecer o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-Presidência, a equipe de Mourão está pronta para atendê-los. Diante da mensagem, Alckmin decidiu retornar a ligação e agradecer o gesto de Mourão.
Na noite de domingo (30), o vice-presidente foi um dos integrantes do atual governo que tentou conversar com Bolsonaro (PL) para convencê-lo a não esperar para se manifestar sobre o resultado das eleições. Mourão e o atual presidente tiveram durante o mandato altos e baixos, já que o vice-presidente sempre se posicionou sobre as questões de governo.
O último embate público entre Bolsonaro e o seu vice foi no início do ano, quando Mourão afirmou que o Brasil não estava neutro no que diz respeito à guerra entre Ucrânia e Rússia, e que o país reconhecia a soberania da nação europeia, que foi invadida pelos russos. Diante dessas declarações, em uma transmissão ao vivo pela internet, o presidente desautorizou Mourão e citou o artigo 84 da Constituição para afirmar que somente ele poderia tratar da relação do Brasil com outros países.
O presidente Jair Bolsonaro segue em silêncio sobre o resultado do pleito e avalia com ministros e assessores um pronunciamento sobre a derrota. No entanto, ele não cogita ligar para Lula nem mandar mensagem, como fez Mourão.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO