Eleições 2022 Compartilhar
Debate

Lula alega aviso tardio para não participar de debate; primeira reunião foi em março

Petista também citou presença de Padre Kelmon (PTB) para justificar ausência em encontro no SBT

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: reprodução/redes sociais
Foto: reprodução/redes sociais

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, justificou nesta sexta-feira (23) a sua ausência no debate entre os presidenciáveis deste sábado (24), organizado pelo SBT em parceira com um pool de veículos de comunicação.

“Eu adoraria participar, porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate, é bom participar de debate. Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco. A minha coordenação mandou uma carta dizendo que era pra fazer um pool, demorou, quando veio a resposta do debate, eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, afirmou o ex-presidente.

“Eu já tinha marcado, eu tenho dois compromissos em São Paulo e dois compromissos no Rio, eu não posso desmarcar porque, faltando uma semana para as eleições, você desmarcar compromissos avisados pro povo é muito delicado”, disse Lula.

A primeira reunião do SBT com as campanhas dos candidatos foi realizada em março deste ano, quando foram informadas as datas, as regras, e a formação do pool, antes mesmo da condição do PT para os debates, comunicada à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Lula citou ainda o desconhecimento sobre o candidato Padre Kelmon (PTB) como um dos motivos para sua ausência. “Você sabe que um debate é uma coisa que você tem que levar a sério, você precisa se preparar, pelo menos com um dia de antecedência, você precisa conhecer um pouco seus adversários”, disse. “Tem gente nova que eu não conheço, faz uma semana que entrou um candidato, que eu nem sei quem é, então eu precisava estudar a biografia desse cidadão, saber o histórico político dele”, completou o ex-presidente.

O petista, que na quinta-feira (22.) participou do programa Candidatos com Ratinho, garantiu que, caso vá para o segundo turno, participará do debate com seu eventual adversário.

Em nota, o pool de veículos disse ter recebido a decisão com surpresa e lamenta a ausência do candidato.

Confira a íntegra:

“O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja recebeu com surpresa nesta sexta-feira a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para justificar a decisão de se ausentar do debate que será realizado amanhã, 24, às 18h15. 

Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, NovaBrasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano. 

Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente email às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.   

O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate. 

O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.”

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.