Jair Bolsonaro lança vaquinha para o PL arrecadar verba para campanha
Presidente gravou vídeos pedindo dinheiro aos apoiadores para ajudar partido a crescer
• Atualizado
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou nesta quarta-feira (3) uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para as campanhas do seu partido. Ele gravou um vídeo em que afirma que o Partido Liberal cresceu muito e precisa de recursos para que “cresça cada vez mais”. Ele diz que o propósito é “lutar pelo bem do Brasil” e que não importa o valor.
“Não interessa o quanto você possa doar. O que interessa é que venha do coração para o bem do nosso Brasil. Um abraço a todos. Deus, pátria, família e liberdade”, conclui na gravação que dura 49 segundos.
Uma das estratégias é evitar racha na própria sigla sobre a divisão dos recursos. A campanha presidencial é a que abocanha a maior parte dos gastos. Mas o PL tem o objetivo de aumentar a bancada na Câmara e vislumbra dois cenários: se Bolsonaro for reeleito, dará mais sustentação à base de apoio; se for derrotado, o partido terá força na oposição.
O PL tem hoje a maior bancada da Câmara — 77 deputados federais. Cresceu no período da janela partidária, em abril, captando novos aliados de Bolsonaro. Mas o cálculo do fundo eleitoral é feito com base no número de deputados eleitos em 2018. Então o valor divulgado pela Justiça Eleitoral foi R$ 288,5 milhões para o partido usar com todas as campanhas.
Pela legislação em vigor, candidatos estão autorizados a arrecadar recursos desde o dia 15 de maio deste ano. O candidato não pode, porém, pedir votos e propaganda eleitoral antecipada. A vaquinha virtual ou crowdfunding pode ser feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral. Somente pessoas físicas podem doar. Não existe limite para o financiamento coletivo.
O que diz a mensagem:
“Olá amigos de todo o Brasil, recentemente entrei no Partido Liberal e temos um propósito: lutar pelo bem do nosso Brasil. O nosso partido cresceu e muito, e nós precisamos, obviamente, de recursos para fazer que o partido cresça cada vez mais. Quem puder colaborar, eu peço que entre no seguinte site — partidoliberal.org.br — e lá você vai ter as instruções de como doar para o nosso partido. Não interessa o quanto você possa doar. O que interessa é que venha do coração para o bem do nosso Brasil. Um abraço a todos. Deus, pátria, família e liberdade”.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO