Forças de segurança aguardam ordem judicial para fazer uso progressivo da força em SC
Manifestantes exigem “novas eleições” para deixar o local.
• Atualizado
Trechos das principais rodovias de Santa Catarina estãos sendo bloqueados por manifestantes, insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), negociações estão sendo realizadas desde a noite de domingo (30), contudo, manifestantes exigem “novas eleições” para deixar o local.
Na tarde desta segunda-feira (31), o Colegiado Superior de Segurança Pública se reuniu para discutir ações a serem tomadas para controlar os bloqueios. Após a reunião, o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Marcelo Pontes, informou que as forças de segurança, incluindo a PRF, aguardam uma ordem judicial para que possam fazer uso progressivo da força, com legitimidade.
O superintendente da PRF, em Santa Catarina, não esteve presente na reunião devido a uma conferência virtual com o diretor geral da instituição e os demais superintendentes do Brasil. Entretanto, a PRF expôs que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) para expedição de mandado judicial possibilitando a convocação de outras forças de segurança para apoio.
Transporte de alimentos e combustíveis
Durante a coletiva do Colegiado Superior de Segurança Pública, o comandante da PMSC informou que conversas com manifestantes estão sendo realizadas para que veículos de emergência, ou que transportem cargas perecíveis, vivas, além de carros particulares, sejam autorizados a transitarem pelos bloqueios. Segundo o comandante, entidades já foram acionadas para que caso necessário, escoltas dos caminhões parados sejam realizadas para que não haja falta de combustíveis. Foi descartada a possibilidade de desabastecimento de combustíveis em Santa Catarina.
Leia também
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO