Eleições 2022 Compartilhar
governo de sc

Fora do 2º turno, candidatos ao governo por SC se manifestam

Gean Loureiro ficou em quarto lugar com 13,65% dos votos e Esperidião Amin ocupa o quinto lugar com 9,69%

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Gean Loureiro. Foto: SBT Meio-Dia / Reprodução | Esperidião Amin. Foto: Reprodução/ Blog do Prisco
Gean Loureiro. Foto: SBT Meio-Dia / Reprodução | Esperidião Amin. Foto: Reprodução/ Blog do Prisco

Após a confirmação de Jorginho Mello (PL) e de Décio Lima (PT) no segundo turno para o Governo do Estado de Santa Catarina, os demais candidatos que disputavam o cargo reconheceram a derrota.

Gean Loureiro recebeu 550.254 votos. Com 13,65%, Loureiro ficou em quarto lugar. “Quero agradecer praticamente meio milhão de eleitores que confiaram em nosso projeto. Efetivamente tivemos uma vitória política, apesar de não ter conquistado a vitória eleitoral. Saímos maiores do que entramos nesse projeto”, disse Loureiro.

“Houve uma transferência em massa dos votos para o PL, demonstrando que a onda a favor do presidente Bolsonaro é muito forte em Santa Catarina como foi em 2018. O fato é que os votos estão apurados e eu tenho que celebrar nesse momento a democracia, agradecer os companheiros e as companheiras que acompanharam a nossa caminhada, que foram solidários e dizer que a luta continua”, disse Esperidião Amin (PP), que ficou em 5º lugar, com 9,69%. O candidato do PP recebeu 389.259 votos.

Durante a campanha, institutos de pesquisa chegaram a indicar um empate quádruplo entre Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Esperidião Amin (PP) e Gean Loureiro (União Brasil).


Conheça os candidatos que estão na disputa de segundo turno pelo governo de Santa Catarina

Décio Lima (PT – 13)

Foto: Reprodução | Redes sociais

O candidato é formado em Ciências Sociais – Licenciatura pela Fundação de Ensino de Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (FEPEVI), e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Entre 1989 e 1996, atuou como advogado na área sindical e iniciou a vida política em 1992, quando concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do qual é um dos fundadores em Santa Catarina, ao cargo de vereador em Blumenau. O político exerceu mandato de 1993 a 1996.

Em 1996 foi eleito prefeito de Blumenau, com 68.951 votos. Na eleição seguinte, foi reeleito com 90.805 votos. Em 2008, concorreu ao mesmo cargo e ficou na segunda colocação. Pelo PT, elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Nas Eleições de 2018, ficou em quarto lugar na disputa ao cargo de governador do Estado.

Jorginho Mello (PL – 22)

Foto: Eduardo Valente | Divulgação

Jorginho é formado em Estudos Sociais, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Administração e Direito pela Universidade do Sul de SC. Foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), durante 27 anos. Iniciou a vida política aos 18 anos, quando foi eleito Vereador de Herval d’Oeste.

Pelo Partido Liberal (PL), elegeu-se deputado estadual à Assembleia Legislativa. O candidato foi reeleito três vezes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi presidente da Alesc, e nessa condição, assumiu como governador interino entre 9 a 20 de outubro de 2009.

Em 2010, pelo PSDB, elegeu-se deputado federal, se reelegendo em 2014, pelo Partido da República (PR), depois passou a ser chamado de Partido Liberal. Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito senador. Posteriormente foi líder no Senado. Em 30 de outubro de 2020 foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo vice-líder do governo no Congresso.

O candidato nasceu em 15 de julho de 1956, em Ibicaré. Pai de Bruno e Felipe Freitas Mello.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.