Fachin afirma que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral
Nesta semana, TSE começou a segunda rodada de testes de segurança nas urnas eletrônicas
• Atualizado
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral. O magistrado deu a declaração na manhã desta quinta-feira (12), durante visita à sala do tribunal onde são realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas.
“País e sociedade agradecem. Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitirmos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar”, disse Fachin.
Ainda de acordo com o ministro, “quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho mas esse tribunal opera com racionalidade técnica”, concluiu.
Testagem
O Tribunal Superior Eleitoral começou a segunda rodada de testes de segurança nas urnas eletrônicas, na quarta-feira (11). O chamado teste de confirmação tem como objetivo assegurar a integridade do processo eleitoral e sanar possíveis vulnerabilidades. A ação segue até a próxima sexta-feira (13).
A primeira testagem foi realizada em novembro de 2021 e envolveu o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, para identificar possíveis falhas de segurança.
Ao todo, cinco problemas foram constatados, revelou o TSE. Nessa nova rodada, os profissionais retornarão e a expectativa é comprovar que as vulnerabilidades foram sanadas. O corpo técnico é formado por 26 especialistas que colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança.
>>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO