Em convenção neste sábado, MDB define candidatos para as Eleições 2022
A votação encerra às 15h e logo depois haverá abertura das urnas e contagem dos votos
• Atualizado
O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) define os candidatos para as Eleições 2022, na manhã deste sábado (23), em uma convenção estadual. Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, o partido vota os candidatos das eleições majoritária e proporcionais.
No início do evento, o deputado federal Carlos Chiodini, maior defensor de Antidio Lunelli, discursa na convenção e afirma que é preciso “ter coragem” para votar pela candidatura própria. Diz ainda que é o governo que tem que gravitar pela sociedade e não o contrário. Chiodini lembra que, em 2018, o MDB ficou em terceiro não porque o candidato Mauro Mariani era ruim, mas pela situação eleitoral em torno de Bolsonaro.
Segundo o partido político, serão contabilizados 541 votos, divididos em 458 delegados municipais. Eles foram definidos em última convenção municipal do MDB. A votação encerra às 15h, dando sequência para a contagem dos votos. Atualmente, o MDB tem cerca de 190 mil filiados ao partido. São contabilizados 98 prefeitos, 67 vice-prefeitos, 823 vereadores e 12 deputados (nove estaduais e três federais).
Acompanhe atualizações da convenção do MDB no Twitter do SCC10:
Udo Döhler é vaiado em convenção do MDB
“Na composição da mesa das autoridades, Udo Döhler foi vaiado por um auditório majoritariamente favorável à Antídio Lunelli, que sequer aplaudiu a presença do candidato a vice. Postura democrática e gentileza não se compram. Convenção é evento de nervos à flor da pele, mas o exemplo deveria partir de cima”, diz Roberto Azevedo, colunista do SCC10 que está as convenções partidárias deste sábado (23).
Roberto Azevedo comenta discurso de Antídio Lunelli em convenção
Em discurso lido, depois de exibir um longo vídeo sobre as administrações dele na prefeitura de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli lembrou a trajetória do MDB. Mas começou a falar pela informação de que Esperidião Amin havia sido definido o candidato do 11. Contou o que fez desde que se colocou como pré-candidato, que representa a mudança, a renovação, o que deixa setores do partido incomodados.
Ao finalizar, disse que há dois caminhos: o novo olhar sobre a gestão pública ou seguir com quem busca outros interesses. A linha do discurso é de forte oposição ao governador Carlos Moisés.
Em vez de pregar união, Antídio encerrou o discurso olhando para a Udo e afirmando que a “política até perdoa a traição, mas não perdoa o traidor”.
Depois falou em pressão que seus delegados receberam e fez um apelo aos deputados, ao presidente da Assembleia e ao ex-governador Eduardo Pinho Moreira, de que “isso não é democracia”.
Mas nada disse sobre o pedido judicial que fez, antes de iniciada a convenção, para que o registro da candidatura a vice de Udo Döhler fosse impugnada pelo diretório estadual e que ele fosse homologado candidato em função das prévias.
Leia também
Entenda as convenções
As convenções partidárias estão permitidas desde a quarta-feira (20), em todo território nacional, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dia importante para a política catarinense será neste sábado (23), cinco dos oito partidos, que devem ter candidatos próprios ao governo do Estado ou ao Senado, vão realizar suas convenções partidárias, sendo eles: MDB, PP, PTB, União Brasil e Republicanos. Já o PSTU e o PT marcaram a convenção para este domingo (24) e segunda-feira (25), respectivamente. O Novo já definiu seu candidato em convenção.
O SCC10 preparou uma cobertura especial para acompanhar as convenções partidárias ao longo deste sábado (23). Nossa equipe estará nos locais das convenções para atualizar minuto a minuto as decisões dos partidos. Acompanhe pelo especial Direto ao Voto, pelo WhatsApp e pelas nossas redes sociais.
Prazos
Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenções, onde poderão decidir sobre as formação de coligações e candidatas e candidatos que vão disputar as eleições 2022.
Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Convenções Partidárias
Conforme o TSE, as convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções deverão ocorrer de maneira unificada, como se fosse uma única agremiação.
As regras para a escolha e o registro de candidatos são estabelecidas por resoluções do TSE, aprovadas pelo Plenário da Corte em dezembro do ano passado.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO