Eleitor pode fiscalizar gastos de candidatos e partidos em site do TSE
Sistema detalha todas as despesas, elenca as doações e faz comparativo entre candidaturas e legendas
• Atualizado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais divulgacandcontas.tse.jus.br, permite o acesso à informações de contribuições de doadores e fornecedores das campanhas — pessoas físicas e jurídicas; limite de gastos de candidatos, partidos e coligações; dívida de campanha e comparativo entre as legendas, além de outras informações para qualquer pessoa que entrar no site.
Com a ferramenta, o eleitor tem a possibilidade de fiscalizar as arrecadações e os gastos dos candidatos, partidos políticos e coligações. No sistema, é possível consultar as candidaturas por município e cargo, via regiões brasileiras, acessar informações detalhadas sobre a situação das candidatas e candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados e bens declarados por eles à Justiça Eleitoral.
Dados atualizados
É obrigatório que o TSE seja informado de todas as despesas feitas pelos candidatos durante a campanha eleitoral, em todo o Brasil. O candidato ou o administrador financeiro que registra a sua arrecadação tem até 72 horas, após a entrada do dinheiro no banco, para transmitir essa informação à Justiça Eleitoral.
A ausência de prestação de contas acarreta ao candidato o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral, no caso do partido, ele terá a suspensão do recebimento das cotas do fundo partidário e suspensão do registro ou anotação do órgão partidário.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO