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Pesquisas

Agregador reúne a média das pesquisas eleitorais; confira

Gráfico interativo com 85 levantamentos de 14 institutos mostra evolução das intenções de voto

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: reprodução/SCC SBT
Foto: reprodução/SCC SBT

Um gráfico interativo desenvolvido pelo estúdio de inteligência de dados Lagom Data, parceiro do SBT News, mostra em tempo real a evolução das intenções de voto dos candidatos à Presidência da República, com base em dados de 14 institutos. Até a noite desta quinta-feira (18) haviam sido cadastradas 85 pesquisas — uma a cada 3 dias, levando em conta resultados divulgados a partir do último mês de janeiro.

No gráfico, é possível ver a média geral das pesquisas ou filtrar por instituto, por método de levantamento e por tipo de contratante. Confira abaixo:

Imagem: SBT News / Reprodução

Para buscar os recortes dos levantamentos, clique na aba do quadro acima ao lado da palavra “média das pesquisas”. Ao toque, aparecem as “médias das pesquisas”; “médias sem desviantes” (quando são retirados os levantamentos discrepantes, para baixo ou para cima); “média das pesquisas face a face (presenciais); “média das pesquisas telefônicas”; “média das encomendadas por mídia” (contratadas por veículos de comunicação); “média das encomendadas por bancos”, além dos resultados apresentados por cada um dos 14 institutos.

O infográfico calcula a média de todas as pesquisas publicadas em uma semana, até a primeira quinzena de agosto, a agregação era quinzenal. Com isso, há apenas dois pontos por mês até julho e três em agosto (primeira quinzena e semanas 3 e 4). Haverá quatro pontos em setembro e, em caso de segundo turno, outubro. Cada ponto está identificado pelo ano, mês e período: 2022-08Q1 é a primeira quinzena de agosto e 2022-08S3 é a terceira semana de agosto, por exemplo. 

Estão incluídas todas as pesquisas nacionais para presidente, excluindo-se apenas as de institutos sem histórico anterior. Institutos com apenas uma pesquisa neste ano mas com histórico em eleições anteriores são incluídos. Pesquisas estaduais não são incluídas. Além da média geral, foram calculadas médias por tipo de metodologia (com abordagem face a face ou telefone) e de contratante (mercado financeiro e mídia, que são os mais frequentes em 2022). Também é possível verificar a série completa de cada uma das pesquisas incluídas. Não há inferências sobre a confiabilidade de cada instituto, mas recomenda-se observar o quanto seus resultados se aproximam ou afastam da média geral.

Lagom

O Lagom Data é estúdio de inteligência de dados especializado em coleta, análise e visualização. Desde 2018, produz trabalhos para empresas jornalísticas e entidades do terceiro setor. Nas primeiras semanas da pandemia, foi pioneiro em coletar e visualizar dados que mostravam a expansão de casos e mortes por covid-19 por município. Neste ano, criou o projeto Eleição Analítica, com análises de dados sobre as campanhas eleitorais brasileiras, com publicações próprias e parcerias.

O Lagom Data é dirigido por Marcelo Soares. O jornalista é um dos pioneiros do jornalismo de dados no Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017), INEP (2018) e Synapsis-FBH (2020).

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